| Fotos: Bruno Muniz |
Na noite desta terça-feira (01), uma importante audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Com intuito de alertar a população para o recadastramento biométrico, os discursos foram voltados para meios e formas de se aproximar os eleitores do novo processo eleitoral.
Na oportunidade estiveram presentes diversos vereadores, formando assim quase o quadro completo de parlamentares da Casa. Além deles, o prefeito do município, Edson Vieira (PSDB) e um seleto público também compareceu para assistir ao evento.
A audiência foi aberta pelo presidente Afrânio Marques (PDT), sendo respectivamente saudada pelos palestrantes, pelo líder da bancada oposicionista, o vereador Fernando Aragão (sp) e pelo gestor do município, Edson Vieira.
Na audiência foram discutidas situações pelas quais o eleitor deve priorizar o processo de recadastramento biométrico, tendo em vista que, sem se adequar ao novo regimento eleitoral até o dia 31 de março do próximo ano, o mesmo estará inapto ao voto.
O Dr. Tito Lívio, Juiz Eleitoral, e a chefe do Cartório Eleitoral do município, Ariadnny Vasconcelos ressaltaram a importância do novo processo, como opção segura e eficientemente democrática.
Seguindo suas instruções, Dr. Tito ainda alerta os próprios parlamentares, políticos e até mesmo pré-candidatos para que possam instruir os seus eleitores a entrarem em conformidade com a biometria.
''É importante principalmente para o próprio vereador, muitas vezes há um número de eleitores cadastrados, mas o vereador não sabe se aquele público é o eleitorado dele'' alertou.
Ainda de acordo com o Juiz Eleitoral, as normas do sistema eleitoral brasileiro tendem a melhorar o comportamento do eleitorado perante o voto, já que mesmo diante da tecnologia das urnas eletrônicas, muitos ainda tentam burlar este sistema.
A chefe do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, Ariadnny Vasconcelos, abordou diversas dificuldades que a própria equipe do cartório encontra para realizar o processo re recadastramento que é de suma importância para as eleições municipais. De acordo com a mesma, o quadro de pessoal e de equipamentos não favorece o processo, o que acaba exigindo um pouco mais de planejamento funcional para que tudo transcorra em conformidade.
Ariadnny ainda reforça a questão com os próprios vereadores, direcionando os mesmos para que busquem o seu eleitorado e os incentive a realização da atualização biométrica. O cartório de Santa Cruz conta hoje com a capacidade de realizar até 180 processos de recadastramentos por dia, porém, ainda há diversos casos de remanejamentos, pessoas que fazem o agendamento pela internet, mas não comparecem.
Há também um agravante, já que conforme se aproxima o fim do prazo para recadastramento, o número de pessoas que procuram o serviço é maior, ou seja, para obter tranquilidade durante o processo, é necessário que se busque-o, quanto antes melhor. Para agendar o recadastramento biométrico o eleitor deve agenda-lo através do site www.tre-pe.jus.br, buscar pela área intitulada de ''Recadastramento Biométrico'' e realizar o preenchimento dos dados conforme estão nas instruções do próprio site.
Caso o eleitor não possua internet em sua residência, o mesmo pode buscar por um parente ou amigo que o possa ajudar neste questão, se mesmo assim ainda não houver possibilidade, as populares ''lan houses'' podem auxiliar o interessado. Espaços públicos, como a própria Câmara de Vereadores está estudando a possibilidade ajudar no processo de recadastramento, porém, apenas com a parte burocrática de agendamento para aqueles que não tem acesso a internet.
No ato de pós agendamento o eleitor deverá levar, título de eleitor, documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF, RG e no caso dos homens, o Documento de Despensa Militar (popular 'reservista').
O Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe fica situado na Maria Francisca da Silva, 33, bairro Santo Antônio. O local funciona de segunda à quinta-feira, das 11h às 17h, e nas sextas-feiras, das 9h às 15h.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.