É notável a divulgação e incentivo das mídias para a inclusão e consumo da Tapioca no cardápio alimentar diário. Elencamos na coluna desta semana, 5 razões para adicionarmos este delicioso alimento que tem sido sucesso na busca de alimentação saudável e no meio fitness.
| Imagem reprodução da internet (Apenas ilustração) |
1ª razão: ALIMENTO SAUDÁVEL - A tapioca é um alimento brasileiro (de origem indígena, do famoso beju indígena) feito com a fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). Diferentemente do pão e do biscoito, a tapioca é uma alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca. Ela NÃO CONTÉM GORDURA, GLÚTEN, sódio e não necessita de óleo, gordura vegetal ou margarina no preparo. Deve ser consumida uma a duas vezes ao dia em substituição do pão.
| Imagem reprodução da internet (Apenas ilustração) |
2ª razão: Tapioca é um alimento pouco calórico - Se consumida na quantidade ideal, o que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Apesar de ser um carboidrato simples (que transforma-se em gordura mais rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten. Logo, para quem quer controlar o peso e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é incluir na tapioca (no recheio ou na massa) ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, é possível reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional. Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 kcal, equivalendo a metade calórica de uma pão francês tradicional de 50g, que possui cerca de 142Kcal.
3ª razão: Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino físico - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, ideal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino. Por isso é tão utilizado por praticantes de atividade física em academias e por atletas também.
4ª razão: Prática de fazer em casa - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta. E é possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
5ª razão: Versátil nos sabores - Permite diversos tipos de recheios e sabores que não a fazem ser um alimento enjoativo, mas dinâmico nos sabores. Podemos incluir fibras como linhaça e chia em sua massa, tornando-a um alimento com mais fibras saudáveis presentes, o que não altera muito seu sabor. E para ficar ainda mais nutritiva e saudável, indicamos as seguintes combinações de recheios menos calóricos e saborosos também:
| Fonte: Helder Viegas - Nutricionista Clínico |
Atentamos para o fato de que a tapioca é um carboidrato com alto índice glicêmico, elevando mais rapidamente a ação da insulina, sendo absorvida mais rapidamente, e para pacientes diabéticos deve ser consumida com cautela em quantidade calculada prescrita pelo Nutricionista. Em excesso pode engordar SIM, ainda mais por ser um alimento fonte de carboidrato. Por isso, quantidade certa, na hora certa e com os devidos recheios. Cautela sempre e até próximo post!
| Helder Viegas |
Nutricionista CRN6 10289
Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.