Crise hídrica é o assunto predominante em mais uma reunião dos vereadores santa-cruzense
Na tarde desta quinta-feira (20), mais uma reunião plenária aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião projetos foram votados e os vereadores fizeram uso da tribuna com os seus respectivos discursos.
Vereador Afrânio Marques ressalta prestação de contas e audiência pública para debater situação hídrica do município
| Fotos: Bruno Muniz/Arquivos do Blog Santa-cruzense |
Com um discurso muito alinhado e com foco na prestação de contas de suas atividades, o vereador Afrânio Marques enfatizou a questão da seca, a qual se alastra por toda região Nordeste e, principalmente, Santa Cruz do Capibaribe.
“Esta semana estivemos em Recife com os diretores da Compesa e lá nos foi informado e garantido que não deixariam nossa cidade sem água. Lá, o Diretor Regional, Leonardo Selva, nos falou que está em fase de teste inversão na Estação de Água no Bairro do Salgado em Caruaru e de lá jogaria para Tabocas para chegar a nossa cidade”.
Afrânio relatou que é possível observar que não nada ou muito pouco foi feito com foco no abastecimento das cidades.
“Foi feito a barragem de Jucazinho, mas com base para evitar as enchentes em Recife. A mesma coisa está acontecendo com a Barragem de Cerro Azul, que é para conter as águas das enchentes em Palmares e toda Zona da Mata. É preciso ficarmos atentos, mobilizar toda a sociedade para que possamos ter medidas reais a curto, médio e longo prazo”, finalizou o vereador.
Inauguração do CEU e crise hídrica foram pautas de Luciano Bezerra
No início do seu discurso, o Vereador Luciano Bezerra destacou a construção da Praça do CEU e assinatura da ordem de serviço lhe deixa com o sentimento de dever cumprido, e se tivesse que terminar sua atuação na política teria sentimento que deixou sua contribuição, pois, essas ações começaram quando ele era Secretário de Planejamento e Gestão.
Disse: "Se hoje eu tivesse que encerrar minha atuação política partidária, encerraria com a certeza de dever cumprido".
Ainda na sua fala, abordou o tema da crise água, chamando a responsabilidade de toda a sociedade para mudar a cultura do uso da água, destacou as causas que levaram a crise que estamos vivenciando.
Disse: "É preciso ir além, é preciso pensarmos na conservação de água para que as gerações futuras possam desfrutar desse bem tão precioso".
Vereador Klemerson Pipoca ressalta nova obra e ações de combate a seca
Pipoca mais uma vez fez uma breve prestação de contas da administração pública municipal e enfatizou a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU.
O vereador, como presidente da Comissão de Convivência com a Seca, enfatizou a questão da seca e relembrou que logo no início do seu mandato como vereador, já era anunciado a questão da estiagem prolongada.
“Nós, enquanto comissão com vereadores da situação e oposição, estamos indo visitar os poços para vermos se é possível que os mesmos sejam restaurados. Então, essa comissão está fazendo esse relatório para que possamos fazer um planejamento para que não voltemos a passar por isso”.
Pipoca fez um relato amplo sobre sua atuação como parlamentar, sobretudo, no acompanhamento dos trabalhos da comissão.
“Esta semana estivemos no Recife em reunião com a Compesa e lá, eles nos garantiram que nossa cidade não entraria em colapso. Pois, virá água da Barragem de Pirangi, onde a Compesa fará uma reversão pelo Bairro Petropólis em Caruaru, onde de lá vai para a Estação de Tratamento do Salgado e posteriormente para nossa cidade”.
O vereador concluiu seu discurso falando que esta é uma ação a médio prazo, mas que é preciso fazer um planejamento a longo prazo, para que não voltemos a passar por essa situação.
Vereador Zé Minhoca fala sobre a crise hídrica e cobra implantação da internet sem fio para toda cidade
O vereador Zé Minhoca começou seu discurso falando sobre a problemática da seca e relatou acerca da sua ida a Recife.
“Hoje, aprendi que nas grandes crises, os homens encontram as soluções. Encontraram, vão nos trazer água do Rio Pirangi. Sabemos que é preciso que chova, mas as pessoas têm que buscar mais a Deus. Faz-se uma festa mundana, tem duas mil pessoas, quando se faz um evento religioso, se muito tiver, tem cem pessoas”.
O vereador fez uma breve prestação de contas sobre a sua viagem a Brasília.
“Estive na Capital Federal, falei com os Deputados Gonzaga Patriota, Bruno Araújo e Mendonça Filho. Fui em busca da internet sem fio para toda a cidade e não tem como colocar neste momento. Nosso povo merece respeito e se esses deputados tiveram votos aqui, eles precisam respeitar nosso povo, respeitar a nossa cidade. Prometeram que em outubro veriam essa questão, pois bem, eu vou lá novamente”.
Vereador Júnior Gomes debate recentes acontecimentos no grupo de oposição
O vereador Júnior Gomes iniciou seu discurso com ênfase na definição da chapa de oposição para a eleição do próximo ano. Junior falou sobre a escolha de Fernando e Tallys como chapa da oposição.
O vereador prestou solidariedade ao vereador Galego de Mourinha, pois o mesmo não fora escolhido pelo ex-deputado Zé Augusto, onde o mesmo escolheu o seu filho, o advogado Tallys Maia.
“Galego de Mourinha que tanto já fez pelo grupo denominado taboquinha. É preciso que vossa excelência reflita, pois quando o grupo está em conflito, Galego serve. Mas, aí vem o chefe e lança seu filho como candidato a vice”.
Junior fez um breve relato sobre a questão da escolha do candidato da oposição.
“Eu me lembro que Zé Augusto falava que agora era a hora do novo. Lançou Cleiton Barbosa, chegou a colocar adesivo em seu carro como sendo a hora do novo. Ora, a grande verdade é que Zé Augusto nunca quis Fernando como candidato e o vereador Fernando nunca quis Tallys como seu vice. Aí eu pergunto, que união é esta?”, indagou o vereador.
Vereador Zé Elias faz reivindicações para Vila de Poço Fundo
Zé Elias iniciou seu discurso dando as boas vindas aos pastores que estiveram presentes na reunião desta quinta-feira (20). O vereador, como sempre, relembrou que o seu discurso é diferente, pois o mesmo sempre fala sobre as benfeitorias que a gestão municipal vem fazendo e também sobre suas reivindicações, que são todas atendidas.
Zé Elias aproveitou para fazer suas cobranças e pediu ao Secretário de Mobilidade Urbana, sobre a remarcação das faixas de pedestre.
“Eu venho cobrando há muito tempo e hoje quero cobrar mais uma vez. Eu digo a ele, compre uma tinta boa pra ver se não se apaga mais”.
O vereador falou ainda sobre a limpeza do açude de Poço Fundo.
''Minha cobrança é sobre o corte das algarobas''.
Zé Elias finalizou seu discurso falando sobre a questão de um poço artesiano na Magana que tem feito pedido ao vereador Pipoca para que o mesmo reveja o que pode ser feito por aquela comunidade.
Galego de Mourinha foi mais um dos que citaram a crise hídrica
Galego foi mais um vereador que demonstrou preocupação sobre a questão do abastecimento de água de Santa Cruz do Capibaribe.
“Eu já pedi ao presidente Afrânio que sempre convoque todos os vereadores para irem a Recife. Eu digo com certeza, que quando chegarem os 17 vereadores na Compesa, que a primeira preocupação dele vai ser arrumar cadeira para todos. Então, quando ele ver que a gente vai e que toda vez ele terá que se preocupar com acomodação de todos os parlamentares, ele dará um jeito”.
O vereador falou que não adianta ficar com essa questão de resolver o problema só em época de seca, daqui há 10 anos a população vai enfrentar a mesma situação.
“É preciso entendermos que se faz necessário um planejamento a longo prazo, saber que a população vai crescer e que se não buscarmos resolver esse problema, iremos enfrentar novamente no futuro”.
Galego finalizou seu discurso relembrando que em uma das idas a Brasília, e disse que o problema da seca de Santa Cruz se resolveria com a perfuração de poços com 800 metros de profundidade.
Helinho Aragão cita ações da Comissão de Combate a Seca
O jovem vereador, em mais um discurso com ênfase no bem estar da população, Helinho Aragão, demonstrou preocupação com a seca, uma vez que o mesmo faz parte da Comissão de Convivência com a Seca.
“Foi a partir disso que tivemos a ideia de fazermos uma campanha de conscientização do uso da água”.
O vereador relembrou sobre a questão do abastecimento de água em Caruaru, que de acordo com ele, tudo que vem para o interior, Caruaru sempre fica com a maior parte.
“Eu sempre vi com muita preocupação a questão de que toda vez que tem algo para nossa região, Caruaru fica com a melhor ou maior parte”.
Foi com muita alegria que estivemos visitando os poços artesianos, onde pudemos observar como está o abastecimento de água em nossa cidade.
Ronaldo Pacas trouxe em seu discurso, inauguração do CEU e ações da Vigilância Sanitária contra caminhões pipas e o transporte ilegal de água
O vereador Ronaldo Pacas fez um discurso com base na gestão municipal, onde apresentou uma série de ações para a cidade, com foco nas últimas inaugurações, como por exemplo, o Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU.
“A obra ficou muito bonita, muito boa. Quero dizer que nada tirou o brilho da inauguração da Praça do CEU. Tudo foi feito com muito cuidado, pois nossa administração tem feito um bom trabalho”.
Ronaldo falou ainda sobre a assinatura dando ordem ao início dos trabalhos para a Central das Feiras.
“É preciso que tenhamos cuidado não só com a inauguração da Central, mas com o que vai ser vendido lá. Eu mesmo fiz um requerimento para a Vigilância Sanitária, pedindo uma fiscalização maior para com o que está sendo vendido, a fim de que possamos evitar que a nossa população compre produtos estragados”.
Vânio Vieira faz desafio para o atual gestor do município
O vereador Vânio Vieira aproveitou seu espaço na Tribuna para responder ao prefeito Edson Vieira acerca de uma entrevista que o mesmo deu nas rádios locais, e que de acordo com o parlamentar, o prefeito faltou com a verdade em sua entrevista.
“Eu quero fazer um desafio ao prefeito, para que ele e eu possamos ir a uma rádio para debatermos o caso dos calçamentos. Vamos prefeito. Eu sei que o senhor está ouvindo e que, caso esteja o senhor sabe do que eu estou falando”.
Vânio deu continuidade ao seu discurso falando sobre o abastecimento e relembrou que toda essa questão da falta de água, é, sobretudo, devido a corrupção.
“Nenhum governo fez nada. Eu estou a disposição para ir com os vereadores para reivindicarmos melhorias para a nossa cidade. Mas, caso formos, a resposta que vão nos dar, é que não tem dinheiro”.
Crise hídrica, reunião com a Compesa e futura candidatura formam discurso de Fernando Aragão
O vereador Fernando Aragão inciou seu discurso falando sobre a crise hídrica que o município atravessa.
"Mais de 50% da população de Santa Cruz não tem nem os canos para poder sonhar com água. Imagine qual empresa com um porte mais elevado vai querer vir para Santa Cruz sabendo que aqui não tem água. E não adianta jogar a culpa no Governo Federal, pois a responsabilidade é da Compesa, que infelizmente nem um projeto tem, com os técnicos que ela tem, pois os técnicos deveriam prever essa crise que aí está. Que Compesa é essa? Que técnicos são esses que fizeram com que vereadores, prefeitos, deputado estadual, deputado federal ir a Brasília e nem um projeto eles tinham?”, questionou o vereador.
O parlamentar finalizou seu discurso falando de sua pré-candidatura a prefeito.
"Se Deus quiser eu vou sim, ser o candidato a prefeito em Santa Cruz do Capibaribe, eu sei que não é fácil. Uma coisa eu tenho certeza, que o nome vai dar dor de cabeça vai. Eu não vou pra rua para prometer nada a ninguém não... Eu vou mostrar um passado que eu vi, e um presente que eu vivo. escutamos discursos aqui que não se reconhece quando o adversário faz alguma coisa. Nós vamos voltar a fazer reuniões com o povo, como tantas vezes eu fiz, para dizer ao povo o que iremos fazer para que Santa Cruz do Capibaribe tenha de fato aquilo que merece". Encerrou Fernando Aragão.
Dida de Nan engrandece inauguração da Praça do CEU
O vereador Dida de Nan em seu discurso enfatizou também sobre a questão da água, assim como todos os vereadores que fizeram uso da tribuna na tarde desta quinta-feira (20).
“Nós temos que parar de querer culpar os gestores passados, porque isso não vai resolver nada. O que resolve, é a gente a partir de agora buscar resolver essas questões”.
Dida continuou seu discurso falando sobre a série de críticas que o prefeito recebeu ao longo dessa semana, onde de acordo com o vereador, eles tentam de toda forma tirar o brilho da obra.
“Antes do governo Edson nunca se conseguiu nada disso. Já que vocês dizem que o prefeito não tem participação nenhuma, por que vocês não conseguiram no passado. Um grupo que ficou 12 anos no poder e que desviou 51 milhões de reais”.
O vereador falou ainda acerca do problema que ocorreu na inauguração da praça do CEU.
“O cidadão vai embriagado arrumar briga para tentar tirar o brilho da obra. Seja de quem for que tenha vindo, a obra é importante para o povo de nossa cidade” disse o vereador.
Ernesto Maia volta a citar escândalo da KMC Locadora
O vereador Ernesto Maia, em mais um discurso, trouxe a tona o caso da KMC, onde o parlamentar afirma que todo caso partiu do gabinete do prefeito, para que hoje tenha todos os seus bens bloqueados.
“Tudo está bloqueado, para que o município não perca quase 1 milhão e 700 mil reais. Vejo o vereador Ronaldo Pacas, que fica nas redes sociais fazendo discursos, querendo comparar o caso da KMC com o caso da minha mãe. Quero dizer vereador, que um dos melhores vereadores do Recife, Izael Braga, irá defender o caso da minha mãe. A nossa denúncia já está tendo resultados e caso seja condenado, o prefeito terá que devolver”.
De acordo com Ernesto, a situação em Santa Cruz do Capibaribe está feia, pois tem usado papel de rascunho para fazer impressões e receituários. Outro caso que Ernesto fez questão de chamar atenção, foi a questão da merenda, onde a professora Elieudes falou sobre a merenda, e aí vai o secretário de educação para as rádios tentar se defender.
Deomedes Brito crítica Dida de Nan e o prefeito Edson Vieira em seus discurso
“Primeiramente, eu não entendo a situação de Dida. Quando Toinho estava do lado da oposição era errado. Agora que está do lado de vocês, para o vereador Dida de Nan, ele preta”.
Foi com este tom que o vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso, fazendo essa crítica ao vereador Dida, inclusive dizendo que o mesmo tem dupla personalidade.
Deomedes deu continuidade ao seu discurso falando sobre a questão da seca.
“Seja do governo municipal, estadual ou federal, devemos cobrar uma solução para o abastecimento de água em nossa cidade”.
Deomedes, ainda na tribuna, fez um requerimento solicitando a volta da patrulha escolar e finalizou seu discurso falando sobre a situação atual do prefeito, onde de acordo com ele, o prefeito Edson tem apenas 30% de aprovação e 40% de rejeição e pontuou a importância da união do grupo taboquinha neste momento.
| Informações da Assessoria |


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.