Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (PALAVRAS DE JESUS) João 16:33
NO GREGO a palavra é “euthumeo” e significa: animar-se, alegrar-se, estar satisfeito, estar num bom estado de ânimo, estar feliz, estar de boa disposição.
NO ORIGINAL HEBRAICO É: “chazaq” que, entre outras coisas significa: fortalecer, prevalecer, tornar-se forte, ser corajoso, ser ou ficar firme, ser resoluto, ser persistente, ficar seguro, sustentar, encorajar.
O que são aflições?
São agonias, desalentos, profunda tristeza, mágoas, desgosto, preocupações, inquietações, angústias, ansiedades, até mesmo dor física, doença física.
Além de nossas próprias dificuldades, vivemos dias de muita insegurança, tanto na economia, como na segurança propriamente dita em nosso país. Todos são atingidos e obrigados a adaptarem-se a um novo sistema, a cortes no orçamento, ao medo de sair de casa e muitas vezes o desespero vem! O medo vem! O desanimo vem!
Testemunhamos dias em que os jovens e as crianças perderam a esperança no bem E QUEREM SER MAUS. Não sonham mais com uma profissão, com um futuro seguro, não sonham mais! Entram no mundo da criminalidade, onde matam e onde não tem medo de morrer, pois sabem que logo logo vão morrer. Aos que decidem viver as dificuldades de uma vida descente resta-lhes o medo! O medo de viver além portas de suas casas, vivendo reféns do desespero!
Os dias que Jesus estava vivendo também não eram os melhores, o seu povo era subjugado por Roma, trabalhava e pagava altos impostos ao império dominador, era oprimido por Herodes, viva também em meio a um desespero e ao lado de Jesus, uma dúzia de discípulo que creu em sua mensagem, mas que estava próximo de ficar órfãos sem seu mestre, sem o Jesus que fazia milagres e naquela longa conversa, Jesus os adverte, os aconselha, os anima, porque ele próprio estava prestes a beber um cálice o qual não queria beber, o qual pediria ao Pai que o passasse de si. Ele, Jesus sabia antecipadamente a dor da solidão, porque todos iriam dispersar-se, até mesmo Pedro. Mas a essência do bom mestre Jesus, não enfraqueceu mesmo diante da aproximação de sua morte.
Ele foi um líder que encorajou seus discípulo, que encorajou as mulheres, as viúvas, os enlutados, os órfãos, os oprimidos e seus sábios conselhos ressoaram através da história, chegaram até nós e continua nos dizendo: TENDES BOM ÂNIMO! TENDES BOM ÂNIMO!
Nós podemos perder muitas coisas em nossa caminhada: Podemos perder dinheiro, podemos perder amigos e até mesmo irmãos, podemos perder a saúde, direitos, causas na justiça... Podemos perder posições na sociedade... Mas não podemos perder o animo, senão morremos, não em nosso corpo, mas em nossa alma, vivemos e é como se não vivêssemos e Jesus nos chamou para uma vida animada e abundante, plena! Mesmo diante de circunstancias adversas, não porque somos super-homens ou super-mulheres, mas porque sabemos que Jesus está conosco sempre, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!
| Edmilda Queiroz |

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.