![]() |
| Fotos: Divulgação |
Durante a manhã e estendendo-se até a tarde deste sábado (01), mais precisamente até às 15h, instituições de Santa Cruz do Capibaribe se uniram para promover uma intensa doação de sangue no município, o objetivo da ação é reforçar o banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE).
Igreja Adventista (Projeto Vida por Vidas), Faculdade Unopar Santa Cruz e a Secretaria Municipal de Saúde se mobilizaram e realizam um dia inteiro voltado para prestação de um serviço tão necessário para a sociedade que é, não apenas a doação de sangue como a conscientização das pessoas para que também se mobilizem em torno deste gesto memorável.
A ação acontece no prédio da faculdade Unopar que fica na Avenida Pedro Teodoro Aragão, número 39, bairro Nova Santa Cruz (Por trás do Mercadão). Os interessados podem comparecer ao local até às 15h e não é necessário estar em jejum.
Para melhores informações leia as instruções abaixo:
Quem pode doar sangue?
- Homens e mulheres com idade entre 16 e 69 anos.
- Para menores de 18 anos (a partir de 16) é necessário o consentimento formal do responsável legal a cada doação.
- Peso acima de 50kg.
- Ter boa saúde.
Para doar sangue é preciso?
- Apresentar documento oficial de identificação com fotografia (RG/CPTS, Carteira de Motorista).
- Não ter tido hepatite, Malária ou Doença de Chagas.
- Não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, como: Sifilis, AIDS, etc.
Para proteger a sua saúde e a do paciente é importante?
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação.
- Comparecer ao local da doação já alimentado, evitando alimentos gordurosos.
- Obedecer o intervalo de doação de 90 dias (Três meses) para homens e 120 dias (qautro meses) para mulheres.
- Não estar gravida ou amamentando.
- Não estar fazendo uso de medicação controlado ou em tratamento médico.
Durante o evento 173 pessoas compareceram, 125 doaram e 48 não estavam aptas para doar. Os organizadores avaliaram a ação como positiva bem como o número de doadores.




Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.