No início desta semana, membros da Secretaria da Defesa Social do Estado de Pernambuco estiveram em Santa Cruz do Capibaribe para vistoriar as denúncias contra a situação da recém finalizada Unidade Prisional local.
O mais agravante de tudo é a segurança da unidade, ou pelo menos a segurança que a mesma não transmite ao ser observado. Partindo dos seus muros, visivelmente baixos, até mesmo em sua estrutura física, construída de forma ''pouco objetiva'', corredores estreitos, portas estreitas, todos os requisitos para dificuldade trafego interno por homens (agentes) armados. Ou até mesmo, portas feitas de compensado, onde muitas já estão quebradas.
Além de não trazer benefício algum para o município, a UP pode gerar problemas piores, onde já é prevista a superlotação com cerca de 160 prisioneiros vindos de outros municípios da região. Outra preocupação seria o efetivo policial para permanência no local.
Em seu facebook, o vereador José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB) criticou duramente o estado da Unidade Prisional de Santa Cruz do Capibaribe.
Na manhã desta terça-feira (02), durante entrevista a um programa de rádio local, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) confirmou a vinda do governador do estado, Paulo Câmara (PSB) até a capital da moda, ainda na manhã do dia de hoje.
A visita se dará justamente para que uma nova vistoria seja feita no pequeno presídio, que ao que tudo indica será inaugurado já no próximo dia 10 deste mês.