A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou na última terça-feira (19), um projeto de Lei que proíbe o uso celulares e equipamentos eletrônicos similares dentro das salas de aula.
No interior da sala de aula, o aparelho deverá ser desligado ou deixados com o educador responsável em caso de emergências. Além as escolas, bibliotecas e espaços públicos dedicados a leitura também estão no contexto do projeto. Em caso de descumprimento, a Lei punirá o infrator com medidas leves já previstas no regimento escolar, como suspensão por exemplo. Em caso mais graves de reincidente o aluno que insistir em usar o aparelho dentro da sala de aula poderá sofrer medidas mais repreensivas.
O projeto é de autoria do deputado Professor Lupércio (SD), e segundo o mesmo foi embasado na necessidade de concentração e no quanto os aparelhos eletrônicos tem interferido na aprendizagem dos alunos. Ainda de acordo com o deputado, celulares e tablets levados pelos alunos até às salas de aula para nada de produtivo servem, já que os mesmos não usam esses equipamentos com fins de estudo e sim para entretenimento próprio.
No caso dosa tablets cedidos pelo Governo Estadual, os mesmos deveram ser usados apenas em atividades instituídas pelos professores, de forma que haja um controle mais qualitativo.