Resumo do Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe

Confira os principais trechos dos discursos dos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe na última reunião plenária.

DIDA DE NAN (PSDB) – Parabenizo o presidente Afrânio Marques pelo evento que aconteceu na sexta-feira passada nesta casa, foi muito importante a iniciativa da homenagem ao ex-vereador Nezinho do Pará, foi uma noite muito bonita e uma homenagem muito justa, pois não é todo mundo que chega aos 100 anos. Outro assunto que o parlamentar destacou foi às obras que estão sendo feitas na Magana. “É motivo de muita alegria vermos que a coisa está acontecendo na Magana, quero muito que a prefeitura conclua a obra para que a gente mostre a população que temos compromisso sério”.

ERNESTO MAIA (PSL) – O assunto em pauta hoje na cidade é a questão dos terrenos públicos que foram doados na época do prefeito Aragãozinho. Algumas pessoas atribuíram isso ao meu grupo político, mas na verdade existem muitas pessoas beneficiadas que fazem parte do meu grupo como de outros grupos políticos. Temos que fazer essa discussão sem olhar lado político, nós temos que resolver a responsabilidade de todos os vereadores que hoje compõe essa casa. Lógico que nós temos que separar o joio do trigo, existem casos que merecem um estudo mais aprofundado. E vamos ver se ao final dessa legislatura teremos uma solução para esse problema.

NARAH LEANDRO (PSB) - Foi a terceira parlamentar a fazer uso da tribuna e destacou que: “Lugar de mulher é onde ela queira estar, as mulheres devem entrar na política sim, pois a política é um meio de transformação para conseguirmos realizar melhorias para a comunidade em que vivemos”. Ela aproveitou para parabenizar o Secretário de Educação, Joselito Pedro pela realização da audiência que discutiu o plano decimal da educação do município e o Secretário de Saúde, Breno Feitoza que apresentou a prestação e contas de mais um trimestre de trabalho da secretaria de saúde e mostrou que temos avançado muito.

RONALDO PACAS (PSDC) – “Apresentamos recentemente para que seja criado em santa cruz um crematório público. Temos que preparar a cidade para o futuro, e isso seria uma solução para nos igualar a outras cidades que já possuem o crematório. Apresentei também uma solicitação para que o Bairro Oscarzão seja beneficiado com um papa-pilha, sabemos da poluição causada por esses objetos quando são jogados na terra, e estamos esperando chegar aí um período de chuvas o que poderia ser evitado, já falei com o Pablo Ricardo que se prontificou a nos atender”.

ZÉ ELIAS (PTB) - Iniciou seu discurso parabenizando os católicos, os evangélicos pela realização dos Retiros de Carnaval, assim como também a polícia civil e militar pela segurança que nos proporcionaram no período carnavalesco. Em seguida, o vereador falou de algumas solicitações feitas pelo seu gabinete. “Solicitei a implantação de uma nova agência do Banco do Brasil, nossa cidade só conta com uma agência que atende nossa população há quarenta anos, portanto está mais do que na hora de solicitar ao Banco do Brasil uma nova agência para nosso município, pois assim a população será melhor atendida, porque vai desafogar o trabalho no referido Banco”.

PIPOCA (PMN) – O Vereador Pipoca foi o sexto vereador a discursar e destacou o seguinte: “o mais importante é o que nós vamos fazer para santa cruz e o que nós estamos em busca, os vereadores foram até recife e quando chegaram lá a reunião já tinha acontecido, mas o que a gente lamenta são perguntas dos vereadores querendo saber se o deputado Diogo Moraes estava na reunião. Na reunião foi dito que no segundo semestre 210 homens do destacamento da CIOSAC virão para nossa região, nós estamos fazendo nossa parte, a bancada de situação está fazendo sua parte, eles dizem que querem contribuir, será que eles só contribuir se estivessem lá na reunião?” Questionou o vereador Pipoca.

ZEZIN BUXIN (PSDB) – Em uma oportunidade acompanhei a vereadora Narah e conheci a casa transformar, acho de fundamental importância o trabalho que vem sendo feito naquela casa, e isso é o que se pode fazer para atender as pessoas que necessitam de atenção de tratamento. Como de costume, para homenagear as mulheres, fiz aqui um versinho “A mulher é um ser diferente, tenho que reconhecer, em tudo ela está presente pra sorrir ou pra sofrer, dela sou tão diferente, dela tive que nascer”.

VÂNIO VIEIRA (PSDB) – “Se essa casa não tomar uma providência quanto a esse problema dos terrenos, já ouvimos pessoas dizerem que isso vai se alastrar até 20 anos para se resolver. O executivo e o legislativo tem que tomar uma atitude para ajudar o município. Vemos o poder legislativo que muitas vezes baixa a cabeça para o executivo e é assim que a gente ver essas coisas acontecer. Espero que essa casa possa dar uma resposta para a sociedade porque é isso que a gente espera”.

LUCIANO BEZERRA (PR) - Foi o nono vereador da noite a discursar e fez um discurso com ênfase nas questões dos terrenos públicos, apresentou leis referentes a doação dos mesmos e falou que é preciso saber se a Lei é constitucional ou não. O vereador destacou ainda que não acha justo cobrar tanto da gestão atual, e relata que mesmo não sendo sua culpa, a gestão está se empenhando ao máximo para resolver a situação, no entanto, tem que se observar que o problema ocorreu em várias gestões anteriores.

ZÉ MINHOCA (PSDB) – O Vereador Zé Minhoca iniciou seu discurso enfatizando a importância dos requerimentos que coloca na Câmara de Vereadores, requerimentos estes que irão beneficiar diretamente a população, dentre eles a implantação de semáforos novos e mais modernos com câmeras de segurança e tempo para pedestre. O parlamentar foi um dos que também tratou da questão da doação dos terrenos públicos, disse que a câmara de Vereadores tem obrigação de dar uma resposta a sociedade e parabenizou o Procurador da prefeitura, Dr. Marcelo Diógenes, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido frente a problemática da doação dos terrenos.

AFRÂNIO MARQUES (PDT) - Com foco na doação dos terrenos públicos, o vereador Afrânio Marques (PDT), fez um discurso forte e enfatizou o mal que a doação desses terrenos está causando para a população de Santa Cruz do na atualidade. “Para se ter uma ideia, a cidade precisaria ter 14 creches hoje para atender a população, mas devido a essas doações dos terrenos públicos, nós só conseguimos implantar três. É preciso cumprir o Plano Diretor e todas as leis pertinentes ao desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe. Eu entendo que as pessoas foram lesadas”.

DEOMEDES BRITO (PT) – Em seu discurso, na noite desta quinta-feira (05), o Vereador Deomedes Brito falou que a Câmara tem que tomar uma posição, pois a Câmara tem que está do lado do povo. Solicitou ao presidente, Vereador Afrânio Marques, que ele convoque uma audiência pública para discutir com autoridades, imprensa e sociedade e resolver a questão da doação dos terrenos públicos. O vereador falou ainda sobre a reunião que aconteceu em Recife para discutir a segurança pública e que o melhor seria que o Secretário Alessandro Carvalho, pudesse vir aqui na cidade se reunir com as autoridades locais para resolver os problemas pertinentes a segurança pública.

CARLINHOS DA COHAB (PSL) - O Vereador Carlinhos da Cohab trouxe a tona, mais uma vez, a questão da viagem que foi feita ao Recife para discutir a segurança de Santa Cruz do Capibaribe com Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, onde não foi possível a chegada a tempo dos vereadores da oposição para participar da reunião. Ele culpou a Assessoria de Imprensa da prefeitura pela falta de informação quanto ao horário certo da reunião. O vereador falou ainda sobre as questões de vereadores da oposição serem proibidos de entrar em Postos de Saúde da Família (PSFs) nos bairros da cidade. “Nós somos fiscais do povo e temos o direito de entrar e fiscalizar se realmente os serviços estão sendo prestados”.

JÚNIOR GOMES (PSB) - Com um discurso forte, o Vereador Junior Gomes foi enfático na questão dos terrenos públicos e disse que acha até engraçado quando ver os vereadores Deomedes Brito e Ernesto Maia virem cobrar solução dos terrenos públicos. “Os vereadores deveriam era ter vergonha sobre o mal que fizeram ao povo de Santa Cruz do Capibaribe, pois essas doações foram muito prejudiciais a população e agora vem esses vereadores cobrar isso. Eu e o Vereador Afrânio sabemos o quanto sofremos naquela CPI dos Terrenos, onde encontramos várias casas construídas em terrenos públicos, todas com adesivos do Vereador Ernesto Maia e o mesmo dentro de um carro observando a gente trabalhar”, destacou.

FERNANDO ARAGÃO (PROS) - O último vereador da noite a usar a Tribuna foi o Vereador Fernando Aragão que falou sobre a Lei que autoriza a doação de terrenos públicos e disse que é da época do ex-prefeito Ernando Silvestre, e que o mesmo faz parte do grupo que estar no poder. “Todo mundo se lembra que os terrenos por trás do Batalhão foram doados pela gestão do ex-prefeito Ernando”. Ele enfatizou que a lei é clara e que os terrenos devem voltar para a prefeitura. O vereador sugeriu ainda que os advogados da Câmara de Vereadores sejam convocados para apreciar a Lei e dar um parecer se a mesma é inconstitucional. Fernando finalizou seu discurso dizendo que o voo que vem do Cabo Verde para Recife, é preciso encontrar uma forma de fazer com que esses empresários cheguem diretamente a Santa Cruz do Capibaribe.

Informações da assessoria

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem