.

Juca Ferreira voltar a comandar o ministério da Cultura.


Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (30) que o ministro da Cultura no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff será o sociólogo Juca Ferreira. Ele ocupou a mesma pasta entre 2008 e 2010, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A atual ministra da Cultura é Ana Cristina da Cunha Wanzeler, que desde novembro, após o pedido de demissão de Marta Suplicy, está no posto interinamente. No Facebook, Marta criticou a escolha de Ferreira.
Segundo informou o Blog da Cristiana Lôbo, o jornalista e escritor Fernando Morais chegou a ser cogitado para a Cultura, mas o PT defendeu a nomeação de Juca Ferreira, atual secretário municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Com Ferreira, somam 25 os novos ministros já anunciados para o segundo mandato de Dilma (veja lista ao final desta reportagem). Faltam 14. A cerimônia de posse da presidente será na próxima quinta-feira (1º), quando ela assinará os atos de nomeação dos 39 ministros.


O anúncio dos ministros do segundo mandato da presidente Dilma começou em 27 de novembro, com a equipe da área econômica: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central). Em 1º de dezembro, o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) foi confirmado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Na semana passada, o Planalto começou a divulgar listas com os nomes dos novos ministros, entre os quais Kátia Abreu (Agricultura), Jaques Wagner (Defesa), Cid Gomes (Educação) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Nesta segunda-feira (29), outra leva de ministros foi divulgada, com os nomes de Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Occhi (Integração Nacional) e Ricardo Berzoini (Comunicações), entre outros.
Para a próxima quinta (1º), está programada cerimônia de posse de Dilma. O cronograma incluirá desfile em carro aberto, discursos no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto e recepção no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, com ministros e convidados internacionais.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência que informou sobre a escolha de Juca Ferreira para a Cultura.


NOTA OFICIAL


A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje que  o sociólogo Juca Ferreira será o novo ministro da Cultura.


A presidenta agradeceu a dedicação da ministra interina Ana Cristina da Cunha Wanzeler.
A posse do novo ministro será no dia 1º de janeiro.
Secretaria de Imprensa


Secretaria de Comunicação Social

Presidência da República

Fonte: G1
Foto: Reprodução 
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso