Na última quarta-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff, vetou novamente, o projeto de lei que foi aprovado no Senado no início do mês, o projeto defende a criação de novos municípios.
O argumento da presidenta para a escolha pelo veto, se deu segundo ela, pelo aumento de despesas públicas. Os deputados que lutam pela aprovação dos novos municípios estão revoltados, segundo eles existe uma imposição da presidenta, onda na ocasião, eles aprovam e ela veta.
Mas, em tese, entenda porque a criação de novos municípios não é totalmente um benefício para os cidadãos brasileiros:
É um desejo de quem habita em vilas e distritos, ser reconhecido como habitante de uma cidade, uma cidade com nome próprio, dependente apenas de si, na teoria isso é gratificante, mas é na prática, o que isso custa?
A criação de novos municípios, traria consigo, a criação de novos cargos e departamentos, como prefeituras, câmaras de vereadores, secretárias entre outros, além é claro, da criação de respectivos cargos para ocupar esses departamentos, como prefeito, vereadores, secretários e daí por diante.
Isso custaria, nada mais nada menos, que 9 bilhões aos cofres públicos, isso anualmente, e de onde esse dinheiro sairia? Dos nossos bolsos é claro.
Por tanto, o maior interesse na criação de novos municípios é de interesse total dos senadores, deputados, políticos de uma forma em geral, o porque é bem simples, entenda.
Um deputado federal (por exemplo), escolhe um distrito de sua área, e consegue que ele seja aprovado como um novo município, isso daria por exemplo, o direito dele manipular quem seria o prefeito, alguém do seu agrado, dessa forma, o mesmo dominaria mais espaço geográfico eleitoreiro, ainda nas suposições, o prefeito escolheria gente do seu agrado, para lançar para lançar na câmara de vereadores e trabalhar em pró de que os mesmos fossem aprovados pelo povo, e daí, posteriormente secretárias e outros cargos de confiança.
Então, ao findar dessa história, quem seria favorecido de forma mais satisfatória? A resposta é simples, o deputado federal, citado lá no início da dita história, que em suas campanhas teria mais cabos eleitorais, que o fariam oscilar pontos mais altos na política, essa é a verdade sobre a criação de novos municípios.
- Por: Bruno Muniz.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.