.

Novas regras do Governo de Pernambuco para batalhões inclui 'economizar combustível'

16 medidas visam economia e menos gastos no geral com a segurança pública.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Uma lista de regras emitida pelo Governo de Pernambuco para os batalhões da Polícia Militar do estado gerou não apenas surpresas, mas revolta em muitos pernambucanos. Na ocasião, as 16 exigências visam principalmente economia, inclusive de combustível.

As regras consistem, por exemplo, em um uso limite para ar-condicionado e manter os veículos por mais tempo desligados. A categoria respondeu as exigências.

Entenda na lista abaixo:

1. O abastecimento deve levar em conta a localização do posto. Dependendo da distância, o mais barato pode se tornar caro. Se a viatura tiver que andar 15 quilômetros para economizar R$0,10 por litro, provavelmente terá gasto todo o “lucro” no caminho.

2. O motorista deve acelerar a viatura de forma suave. Quanto mais for acionado o acelerador, maior é a quantidade de combustível enviada para o motor.

3. Não acelerar a viatura para passar no sinal amarelo ou para evitar ser o primeiro no sinal fechado. Assim, é possível economizar combustível e evitar acidentes.

4. Não pisar no freio em excesso. Além de gastar a pastilha de forma desnecessária, todo o esforço para atingir a velocidade é perdida.

5. Observar o conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora, gasta mais combustível, o ideal é entre 2500 e 3000 rpm (rotações por minuto);

6. Não acelerar a viatura antes de desligá-la. Danifica o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

7. Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O acelerador só deve ser acionado para manter a velocidade.

8. Aumentar o número de pontos de estacionamento, permanecendo assim a viatura por um maior tempo desligada.

9. Desligar a viatura se ela for ficar parada em uma ocorrência por mais do que dois minutos, exceto quando a segurança ficar comprometida

10. O motorista deve evitar andar com a viatura na reserva do tanque. Além de correr o risco de parar no meio do serviço, o pouco combustível força a bomba e isso aumenta o consumo.

11. Manter os pneus sempre calibrados, pois ajuda no desempenho da viatura.

12. Desligar o ar-condicionado quando a viatura estiver no ponto de estacionamento ou durante uma ocorrência

13. Não descansar o pé nos pedais. O pé sobre o pedal do freio diminuirá a velocidade do carro. Ao ficar na embreagem, provocará desgaste prematuro do sistema.

14. Não acelerar a viatura quando o sinal estiver perto de abrir

15. Ligar a viatura com todos os equipamentos e luzes desligados

16. Permitir o uso do ar-condicionado nas viaturas operacionais apenas no turno diurno, das 7h às 17h.

Resposta

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que a portaria publicada no Boletim Geral da corporação contém medidas administrativas para economizar o dinheiro público.

Segundo a PM, as orientações em nada afetam trabalho ostensivo de policiamento. A corporação informou, ainda, que as verbas poupadas serão aplicadas para ampliar as ações.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso