.

Eleições na era digital: quais as apostas deste ano?

As redes sociais foram responsáveis por uma mudança importante no universo da política. Não há outro meio de falar com o eleitor mais jovem e dentro de alguns anos será a forma mais eficiente. A internet será fundamental para a vitória nas urnas e, em muitos casos, as redes sociais serão a variável que irá garantir o sucesso ou o fracasso de uma candidatura. Os desafios são muitos: entender os meios e as características de cada rede e até conseguir emplacar pautas e debates positivos. Atualmente, temos cerca de 236,5 milhões de celulares no Brasil. Temos mais de 100 milhões de usuários no Facebook e 120 milhões usando o WhatsApp.

Além disso, um estudo realizado pela Consultoria Kantar revela que 90% dos usuários de redes sociais dizem acreditar na opinião de amigos - e 76% dizem acreditar mais na opinião de amigos do que em especialistas, apenas 6% afirmam acreditar em políticos.

Some tudo isto às mudanças na legislação, como redução da campanha de rua, redução do teto de gastos, modificações no uso do horário eleitoral na TV, fim da captação de doações por CNPJs; e às mudanças culturais como o fato do consumo de informações ter sido centralizado na internet, principalmente no Facebook e no WhatsApp.

A saída é óbvia: a melhor forma de conquistar votos, de propagar uma agenda positiva, de propostas, de combater fake news e desconstruir ataques é usando seus apoiadores, sua militância. Mas a mesma militância que pode ganhar conquistar o voto de um eleitor indeciso pode afastar outros três. O discurso polarizado, a postura agressiva, a falta de argumentos e conteúdo, a ausência de gestão, tudo isso pode gerar um sentimento negativo e indo no sentido contrário do desejado.

A Talkative é uma plataforma que não só substitui o app de campanha, entregando todas as necessidades que um aplicativo com tal objetivo possa ter, mas que funciona como um sistema de gerenciamento e ativação de militância, uma plataforma de mobilização e divulgação, interligada com todas as redes sociais relevantes e repleta de funcionalidades exclusivas. Uma tecnologia capaz de mudar completamente a forma como se faz campanha no ambiente digital. Aproveitando de uma cultura já enraizada que é o uso das redes sociais, para melhorar os resultados da empresa, com um investimento bem menor que o retorno que pode ser proporcionado.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso