.

Agentes de Endemias de Santa Cruz do Capibaribe recebem capacitação

Foto: Assessoria de Comunicação
A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe através da Vigilância Sanitária realizou uma capacitação voltada aos Agentes de Endemias (ACE) que foram aprovados no Concurso Público realizado este ano.

Nesta semana foi realizado a preparação para o uso de bombas costais (fumacê) que são utilizados em locais com maior índice de proliferação dos mosquitos transmissores de Dengue, Zika e Chikungunya. O treinamento aconteceu na quadra que está em construção no bairro São Miguel, e contou com o uso dos equipamentos de pulverização que serão distribuídos para a execução do trabalho.

O coordenador de Vigilância Ambiental, Caio Magno, comentou sobre o treinamento com o uso das bombas costais.
“Nós fazemos essa capacitação técnica de manuseio dos equipamentos destinado aos agentes que irão intensificar a atuação buscando evitar epidemias que possam ocorrer. São ensinadas maneiras de aplicabilidade, de manuseio, tendo em vista que não é para qualquer pessoa, e eles recebem as instruções necessárias”, afirmou.
Foto: Assessoria de Comunicação
Os concursados participaram de uma palestra na qual foram apresentadas as principais doenças que podem ser ocasionadas pelos mosquitos ou pela água contaminada. No local, foram mostrados os sintomas e as causas de doenças como Leishmaniose, Esquistossomos e Esquistossomose (mais conhecida como Barriga D`água) e Dengue, bem como o seu tratamento e prevenção.

A assessora técnica da Vigilância em saúde, Nara Saraiva, exemplificou a importância dessas capacitações, e citou o objetivo na preparação dos agentes. 
“Buscamos deixar o agente alerta e preparado para cada dia mais trabalhar melhor no campo, evitando epidemias e que possamos ter um controle maior dos índices que venham complicar a saúde pública local. Nós sabemos também que os Agentes têm uma responsabilidade no combate desses mosquitos”, citou.
Foto: Assessoria de Comunicação
Os Agentes de Endemias já estarão realizando o trabalho de combate e prevenção dos mosquitos a partir da próxima semana. Além disso, os responsáveis irão realizar campanhas educativas nas residências do município. A Secretaria de Saúde ainda reforça que a população deve colaborar com o trabalho dos agentes, para que sejam eliminados os principais pontos que venham a ser focos de mosquitos nas residências.

Equipamentos – Os Agentes de Endemias recebem o material para execução do trabalho. Macacão, máscaras, chapéus, botas e óculos, todos apropriados, exigidos e cedidos pela Secretaria de Saúde.

Conteúdo da Assessoria

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso