.

Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia é composta por atividades em Santa Cruz do Capibaribe

Víctor Silva (Agreg Imagem)
Durante a manhã de sexta feira (25), aconteceu o encerramento da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia. A programação do encerramento se deu no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe e contou com uma palestra do psicólogo clínico Jeysiel Marcos. o evento contou ainda com a participação de diversos pais e mães de crianças microcefálicas, além professores e populares interessados de forma geral. Alguns vereadores também estiveram presentes.
Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem)
Essa semana de conscientização, instituída no mês de abril deste ano, teve várias atividades, dentre elas algumas palestras. Tais empenhos têm o objetivo de informar os profissionais de saúde e a população para que compreendam de fato o que é a microcefalia e saibam qyuais os desafios da doença no país, incluindo Santa Cruz do Capibaribe que possui dezenas de casos.
Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem)
O psicólogo Jeysiel Marcos avaliou a importância dessa semana nas diversas situações a que são os pais e as crianças tem de enfrentar. 
"A Semana de Conscientização da Microcefalia é importante para nossa comunidade porque não deixa cair no esquecimento os sofrimentos e batalhas diárisa de tantas famílias que cuidam destas crianças", enfatizou Marcos.
Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem)
Sobre os impactos positivos na sociedade e visão de futuro, ele é bem otimista.
"Nosso município está se preparando para sair na frente no que diz respeito às políticas públicas de saúde, uma vez que não ficará só na semana de conscientização, mas irá se tornar realidade todos os dias o espaço de tratamento especializado estas crianças e famílias. Eles não irão precisar se deslocar para outras cidades para fazer o tratamento, bem como, os cursos de profissionalização para as mães dessas que crianças que serão incentivadas e capacitadas para trabalharem em casa enquanto cuidam de seus bebês", pontuou o psicologo.
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal para a sua idade, ocasionando retardos e possíveis complicações no desenvolvimento cognitivo, já que os ossos se unem antes do tempo e o cérebro não se desenvolve corretamente. Apesar disso, tratamentos ajudam na qualidade de vida dos doentes.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso