.

Santa Cruz do Capibaribe é incluída no Sistema Nacional de Cultura

Foto: Assessoria de Comunicação
O Diário Oficial da União confirmou a inclusão de Santa Cruz do Capibaribe no Sistema Nacional de Cultura (SNC). A publicação de acordo de cooperação entre o município e o Ministério da Cultura foi divulgada na edição de 30 de junho de 2017, página 13, 3ª seção.

De acordo com a publicação, o objetivo da ação é “estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do SNC, com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência do município”.

O gestor de Cultura, Alberto Grilo, explica como foi o processo de inclusão da cidade no Sistema.
“Entramos em contato com o Ministério da Cultura, fizemos o cadastro, em seguida foi exigida uma série de documentos, nós enviamos, fomos aprovados e depois recebemos o acordo de cooperação para assinarmos e passarmos a existir de fato para o Ministério”.
O Ministério da Cultura define o Sistema Nacional de Cultura como processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.
“Isso significa que o Sistema é um facilitador de realização de projetos, em nossa cidade temos a Orquestra Novo Século, a Sanfônica de Oito Baixos, a Banda de Pífanos de Poço Fundo, nove companhias de teatro, uma série de bandas de todos os estilos musicais, além de artistas plásticos, artesãos e inúmeras manifestações culturais que podem ser beneficiadas”, destaca Alberto Grilo.
Para o prefeito Edson Vieira a inclusão no SNC é um marco para a Cultura da cidade.
“Passamos a fazer parte do mapa da Cultura no país e a partir de agora podemos dar novos rumos na Cultura de Santa Cruz do Capibaribe com o apoio do Ministério”, comentou.
Após essa conquista, a Gerência de Cultura planeja realizar a renovação do cadastro cultural dos artistas da cidade para a atualização do banco de dados, a reativação do Conselho Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Conteúdo da Assessoria

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso