.

Jair Bolsonaro poderá compor quadros de novo partido

Mudança garantiria uma participação do mesmo nas eleições presidenciais
Foto: Época/Globo
Com a aproximação das eleições de 2018 o Brasil poderá ganhar dois novos partidos: o Muda Brasil (MB) e o Igualdade (IDE). Os dois pedidos de registros já estão no TSE aguardando apenas o aval para participarem das eleições do ano que vem. Para que isso aconteça, o TSE deve confirmar o registro até outubro de 2017, um ano antes das disputas.

O fato interessante desta criação, é que o MB que é uma dissidência do PR, pode ter como figura principal o deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC). Além dos filhos, Eduardo Bolsonaro que é deputado federal por São Paulo e Flávio Bolsonaro, deputado estadual do Rio de Janeiro.

Com a validação dos partidos, Jair Bolsonaro pode ser candidato a presidente da república pelo partido. As últimas pesquisas eleitorais apresentaram um quadro em que Jairo Bolsonaro aparece empatando, tecnicamente, com a ex-senadora Marina Silva (Rede), em primeiro lugar vem o ex-presidente Lula.

Já o IDE tem como principal bandeira a igualdade e acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência. 

Se conseguirem registro, as legendas terão direito aos recursos do Fundo Partidário e acesso ao tempo de propaganda eleitoral gratuita caso consigam filiar deputados federais eleitos em 2014. O número de parlamentares de cada legenda na Câmara dos Deputados é usado no cálculo da distribuição do tempo no horário eleitoral. 

De acordo com a legislação, o registro só é deferido depois pela comprovação da legenda da obtenção da assinatura de apoio de 0,5% do eleitorado nas últimas eleições gerais. Essas assinaturas devem ser distribuídas por no mínimo um terço dos estados.

Com informações do Diário de Pernambuco

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso