.

Diário News – Conselheiros tutelares de Stª Cruz do Capibaribe e Brejo da M. de Deus falam sobre temas diversos

Cloves Dias e Lucas Andrade estiveram destacando pontos importantes de seus respectivos cargos e respondendo questionamentos de internautas
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Na manhã desta quarta-feira (28) o programa Diário News (Rádio Santa Cruz FM 98,5) recebeu os conselheiros Cloves Dias (Tody) e Lucas Andrade, de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, respectivamente. Na ocasião os convidados estiveram explanando temas relacionados aos recentes acontecimentos que foram flagrados pela reportagem do Blog do Bruno Muniz, onde menores aparecem consumindo bebida alcoólica em um show público – relembre este caso.

Dada a gravidade da situação, ambos os conselheiros estiveram munidos e respaldados em leis que explicam melhor as atribuições da classe e também indicam a competência para situações distintas. Lucas, conselheiro de Brejo e que atua em São Domingos, distrito da cidade, ressaltou alguns pontos que segundo eles devem ser melhor observados pela população.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
"O Conselho Tutelar é o órgão zelador pelo cumprimento do direito da criança e do adolescente. Nós solicitamos serviços, nós cobramos serviços, nós não executamos serviços. Numa situação dessa não só o conselheiro tutelar, mas o cidadão que observa que a criança está fazendo uso de bebida alcoólica ou de entorpecente, ele tem o dever claro de acionar a polícia para dar o flagrante. Não a criança, mas ao responsável que está facilitando o uso dessa substância por parte do menor", explicou Lucas.
Ainda de acordo com Lucas, é comum que muitas pessoas não façam distinção sobre algumas responsabilidades sociais, atribuindo quase sempre as demandas que envolvem crianças e adolescentes aos conselhos municipais. Para ele, embora haja grande abertura de atuação os conselheiros tutelares vivenciam casos compostos por limitações e isso impede que um indivíduo em exercício do cargo 'avance alguns limites' impostos pelas leis.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Neste mesmo contexto de avaliação o conselheiro santa-cruzense Tody elencou que a Legislação Brasileira impõe limites ao conselho tutelar de cada cidade, e essas normas devem ser obedecidas até para um melhor fluxo das atividades que quase sempre envolvem menores em situação de vulnerabilidade.
"A Legislação Brasileira ela é muito completa. Se não está sendo cumprida conforme deve, mas aí é outra questão. Dentro do sistema o conselho tem a sua função, é um órgão regulador das políticas públicas. O conselheiro vai na realidade fiscalizar o andar dessas políticas", ressaltou Cloves.
Foto: Jean Pierre (Rádio Santa Cruz FM)
Os entrevistados ainda falaram sobre outros temas, inclusive destacando as demandas de cada localidade e a frequência dos casos que são encaminhados aos departamentos responsáveis.

Veja na reprise do DN:


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso