.

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realiza prestação de contas

Cobrança de Junior Gomes e ausência de 60% dos vereadores foi notada pelo público
Número razoável de espectadores compareceu ao plenário - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Na manhã desta sexta-feira (30) a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, liderada pelo presidente José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB) realizou a prestação de contas do primeiro período de 2017. Dos 17 vereadores, apenas 9 foram registrados no espaço do plenário da Casa, sendo que somente oito fizeram as suas prestações de contas: Zé Minhoca, Junior Gomes (PSB), Jéssyca Cavalcanti (PTC), Capilé (PTN), Ernesto Maia (PT), Deomedes Brito (PT), Klemerson Pipoca (PSDB) e Ronaldo Pacas (PR).

No início do evento foram convidados servidores da Câmara, que ficam à frente do setor financeiro, administrativo e jurídico da sede. Os convidados apresentaram números detalhados das funções a quais são atribuídos.

Após os servidores, os vereadores foram convidados, individualmente, a realizar a sua prestação de contas do mandato nestes primeiros seis meses. O que ficou evidente também, foi a ausência de sete vereadores, que não registraram os motivos, sendo eles: Dr. Nanau (PSDB), Nailson Ramos (PMDB), Helinho Aragão (PTB), Augusto Maia (PTN), Carlinhos da Cohab (PTB), Toinho do Pará (PSB) e Irmão Val (SD).

Júnior cobra contas do São João 2017
Vereador fez cobrança polêmica - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O parlamentar Júnior Gomes iniciou o seu discurso exigindo, da gestão municipal, que em menos de 15 dias após o término do São João da Moda, que acontecerá hoje, pudesse levar ao conhecimento da população também os gastos com o evento. O pedido causou estranheza já que o socialista é aliado da gestão o pedido não costuma agradar o líder do grupo.
“Eu ficaria extremamente orgulhoso, se a gente pudesse ter em breve, uma prestação de contas vindo da Prefeitura Municipal sobre o São João. Um evento tão grandioso, porque digo isso, porque ainda é essencial para a população. Vi uma postagem da apresentação dos números de outra prefeitura aqui na região, e gostaria muito que a gente tivesse e que a gestão agisse diferente do que realmente aconteceu, se os gestores não estão preocupados em apresentar isso, que a gente possa ter conhecimento do que foi o São João deste ano, já que não tivemos nenhuma prestação de contas, nem nessa gestão e nem em outras”, disse o vereador.
Já sobre seus requerimentos e projetos apresentados na Câmara, o vereador destacou a solicitação do expresso cidadão, que facilita a retirada de documentos como identidade, e CPF, tendo em vista a demora que é ocasionada devido à ausência de campanhas mais destinadas. 

O vereador relembrou também sobre a retirada da Rodoviária, que fica ao lado do Centro de Educação Infantil e cobrou uma nova área para a construção de outra. E por fim, o parlamentar frisou o envio de um projeto que prevê a implantação do Bolsa Atleta Municipal.


Capilé elenca atividades do mandato
Capilé destaca atividade legislativa - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Capilé Cícero destacou os seus primeiros seis meses de atuação, onde elencou que apresentou 30 requerimentos aprovados e 11 projetos. O vereador destacou parte de seus pedidos e elencou que esteve conversando com várias pessoas e discutiu todos eles com os envolvidos.
“Alguns projetos buscamos fazer dentro do nosso conhecimento, além de ter tido debatido com outras pessoas também. Dentro de tudo isso, destaco que os meus requerimentos que mais chama atenção são: o tombamento da Escola José Francelino Aragão, que é um ponto histórico onde completou seus 50 anos de existência.
Temos mostrado dentro da pouca experiência que temos dado o máximo que tem como dever ser feito por um vereador. E também parabenizo a equipe que trabalha no Portal da Transparência que sempre tem sido solicita e em menos de 48 horas tudo é constatado no Portal”, frisou.
Por fim o vereador ainda parabenizou o situacionista Junior Gomes (PSB) que realizou a cobrança da prestação de contas do São João 2017.


Deomedes faz balanço dos primeiros seis meses de um novo mandato
Deomedes volta a ressaltar Transposição do Rio São Francisco - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O petista Deomedes esteve relembrando, que desde a sua entrada na política, o mesmo defende a transposição do Rio São Francisco para atender a população do município. O vereador ainda fez questão de convidar a população para uma audiência pública que irá ocorrer no próximo dia 08 de julho sobre o tema.
“A função do vereador é criar leis, aprovar e fiscalizar o Executivo, durante meus seis meses estive visitando postos de saúde, colégios e tudo isso merece ser visto. Ainda em meu mandato, tudo que veio da gestão e que venha em benefício da população, minha bancada foi favorável. O que a gente vê que tem de coisa errada, cabeluda, a gente cobra e exige mais detalhes, se houver erros é claro que seremos contra”, disse o parlamentar.
O vereador ainda citou alguns de seus requerimentos que marcaram o seu mandato, como a reativação da Polícia Amiga, que foi implantada no bairro onde reside o vereador e ele relembrou, que após a retirada do programa, houve dois homicídios na localidade onde existia a instalação da Polícia. Por fim o parlamentar cobrou ações que visem a resolução dos problemas de abastecimento de água no município.


"Essas prestações de contas são importantes para a informatização da população", defende Ernesto
Ernesto faz balanço e destaca atuação de grupo fiscalizador na Câmara - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Ernesto Maia que também compõe a Oposição do município, destacou a participação de seu mandato em diversas ações da Prefeitura Municipal, citando inclusive a ideia que foi colocada pelo vereador para que os homenageados do São João fosse uma pessoa em vida, e outra em memória.
“Essas prestações de contas são importantes para a informatização da população, já que a Câmara de hoje, em apenas seis meses foram apresentadas 124 propostas de leis, desse número, 12% foi apresentado por mim, referente a 15 projetos de leis. Devemos ter cuidado para saber se o projeto vai, de fato, ser executado. Em relação ao São João, sou o vereador autor da Lei que faz a homenagem as pessoas do São João em vida e em memória”, disse.
Também é do vereador Ernesto Maia, que a prefeitura em todos os eventos possa adicionar a programação, de que 50% dos artistas sejam da terra (Artistas locais). A prefeitura também está sendo cobrada para colocar um psicólogo terapeuta que venha atuar nas escolas municipais, isso só tinha disponível em escolas particulares”, frisou.
“Ainda destaco uma lei que está sendo discutida que é o anuncio do esgotamento sanitário, e a cidade vai ter que cortar muito calçamento para instalar, e a Compesa faz muito esse tipo de coisa, e eu queria que houvesse uma punição caso a empresa não realizasse o reparo do local”, finalizou.
O parlamentar ainda ressaltou a importância da meia-entrada que os alunos, professores e idosos tem direito, e o vereador propôs que haja uma medida punitiva para as empresas e idealizadores de evento que desrespeitem essa Lei.
Por fim, o vereador relembrou que o trabalho de produção de vídeos em que a Oposição denúncia algumas questões da Prefeitura Municipal, e exigiu que o pedido de Júnior Gomes fosse atendido e que haja uma disponibilização dos recursos gastos no São João da Moda 2017.


"Um mandato participativo e de debate com a sociedade", destaca Jéssyca.
Situacionista contabilizou projetos e requerimentos apresentados - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) iniciou a sua participação agradecendo a população, pelo sonho de ter sido eleita e parabenizou o presidente da Câmara, Zé Minhoca pela atitude de levar os vereadores a prestar contas. A vereadora ainda convidou a população para participar da última noite do São João que acontece logo mais.

A vereadora elencou alguns de seus requerimentos que foram colocados em prática e citou a sua participação em muitas dessas ações, citando como exemplo o projeto que realiza a castração de animais de ruas, evitando a proliferação dos mesmos. A vereadora citou que tem 87 requerimentos aprovados e destacou a importância de cada um.
“Nós temos 87 requerimentos e destacamos que alguns pilares seriam utilizados como prioridade para meu mandato, cito aqui a luta para a implantação do plano de Tratamento, Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário. Estive presente em alguns deles, como a realização da castração dos animais e vamos a partir do segundo semestre a realização da castração de animais de forma gratuita para pessoas de baixa renda. Outro pilar que destaco é a construção de quadras esportivas cobertas nas escolas Dr. Adilson Bezerra e Maria Lúcia Alves”, citou.
Ainda em sua fala, a vereadora destacou a aprovação de 23 Projetos de Lei, dando destaque a Criação da Semana de Conscientização Sobre Síndrome de Down e a realização de exame de cariótipo em todos os recém-nascidos que apresente sinais indicativos da Sídrome de Down nas unidades hospitalares municipais, dentre outros.

A vereador encerrou a sua fala, citando também a realização do “Cidade em debate” onde ela percorre alguns bairros do município onde ouve da população as principais cobranças e encaminham as mesmas para o Executivo.
“Um mandato participativo e de debate com a sociedade, já que tenho um caráter de um mandato junto ao povo, onde através disso conseguimos, uma vez por mês, conversar com as pessoas e registrar as solicitações em que estão exigindo”, finalizou.
Ronaldo Pacas fala sobre projetos que foram atendidos pelo Poder Municipal 
Ronaldo Pacas evidencia ações de mais um mandato - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Ronaldo Pacas que atua também como 1° secretário da Mesa Diretora pela 2° vez, esteve comentando sobre a sua participação em todos os requerimentos e discussões que são levantadas na Câmara. Ronaldo Pacas elencou a apresentação de 122 requerimentos, sendo também 2 Projetos de Lei e 35 Ofícios.

O vereador citou, mais especificamente, a solicitação para a informatização da recepção da UPA e o curso de Libras para servidores municipais e iniciativas privadas, contando também a implantação de um novo aparelho de raio-X para o Hospital Municipal.

O parlamentar ainda citou a sua visita e participação na Marcha dos Prefeitos que aconteceu em Brasília e visita aos gabinetes de deputados federais, senadores e ministros do Governo Federal.
“Estivemos participando, juntamente com outros colegas vereadores da Marcha dos Prefeitos que ocorreu em Brasília, onde a prefeito Raquel Lyra de Caruaru e o prefeito Edson Vieira de Santa Cruz do Capibaribe puderam presenciar a nossa atuação diante dos representantes que compõem a nossa gestão”, destacou.
O vereador ainda apresentou em seu discurso, os benefícios que foram registrados através de seu mandato para a Vila do Pará, onde destacou alguns deles:

- Envio diário da Guarda Municipal
- Construção de uma Academia de Saúde
- Construção de um Velório Municipal
- Perfuração de Poços Artesianos nos Sítios e a Ampliação do Cemitério São José;


Pipoca ressalta ações e faz novas requisições
Pipoca elencou ações do segundo mandato - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Pipoca (PSDB) iniciou a suas falas parabenizando o presidente Zé Minhoca, pela iniciativa e toda a equipe que compõem o quadro de servidores responsáveis pelos bons andamentos da Casa.
“Estive junto com o prefeito Edson Vieira em Brasília no ano passado e este ano, onde cobrei a questão dos asfaltos para o município e o ministro Bruno Araújo nos pediu um projeto, onde ele teria um valor de milhões de reais para essas ações. E ao chegar aqui, tivemos a audácia de colocar aproximadamente R$ 4 milhões para esse projeto e irão ter seu início em breve.
“Outra atuação que destaco é a minha busca pela implantação, aqui no município, o Cartão-Reforma, o município de Santa Cruz do Capibaribe vai ser contemplada com esse projeto do ministro. Outro que cito é a campanha de publicidade destinada ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, para buscar investidores para a nossa economia local”, disse o vereador, que relembrou o problema enfrentado pelo município com relação ao lixo hospitalar onde o Governo do Estado fez uma campanha forte para apresentar, de fato, a verdadeira imagem do que representa o Polo de Confecções.
Por fim o vereador destacou a cobrança para a construção da AME-Mulher, que será levantada na antiga cadeia municipal, e a extensão do horário dos atendimentos dos Postos de Saúde para beneficiar os trabalhadores que atuam durante o dia, e só teria o período da noite para ir realizar suas consultas.


Presidente ressalta a importância da prestação de contas
Presidente ressaltou ações de seu mandato e da Mesa Diretora - Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Último a utilizar o microfone, o vereador e presidente da Câmara, Zé Minhoca destacou a atuação de todos os outros 16 vereadores, onde citou alguns projetos relevantes que não foram citados pelos próprios autores.
“Quero fazer um registro histórico aqui, esse trabalho de prestação de contas que foi feito tem um caráter de apresentar a população que essa Câmara tem representado de grande relevância e de muito trabalho, foram mais de 1 mil requerimentos somente neste primeiro período”, disse.
O parlamentar destacou também a sua cobrança por benefícios que cheguem ao município com o intuito de servir ao povo. O presidente citou a construção de uma escola no bairro Malhada do Meio, afirmando que entregou um ofício ao ministro da Educação Mendonça Filho, e a construção de Unidades Básicas de Saúde em bairros afastados e outros que ainda estejam ausentes.
“Faço esses registros aqui, para mostrar a importância que é a atuação dos vereadores e de nossa Câmara, são vereadores que tem representado uma renovação e que tem feito de maneira espetacular, o seu trabalho e bem desempenhado”, finalizou.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso