.

Um outro olhar: Fotógrafo de Brejo da Madre de Deus transforma imagens em poesia

Na semana em que Brejo completa 266 anos, Blog do Bruno Muniz homenageia Genilson Araújo, retratista responsável por alguns dos mais belos registros da cidade
Toyota Bandeirante – Uma simples homenagem a importância e imponência do nosso querido Toyota, capaz de nos levar até onde possamos ver um céu de estrelas - Foto: Genilson Araújo
Essa semana a cidade de Brejo da Madre de Deus completa 266 anos de sua fundação, e com isso, o Blog do Bruno Muniz homenageia um personagem da cidade que eterniza nas imagens que produz, a história e o contexto de vida dos moradores da localidade que fica situada no Agreste, a 202 Km da Capital Recife.

Fundada em 26 de maio de 1751, Brejo da Madre de Deus é composta, além da sede, pelos distritos de São Domingos e Fazenda Nova, duas grandes comunidades que abrigam milhares de pessoas. Em Fazenda Nova, por exemplo, está Nova Jerusalém, um dos maiores teatros ao ar livre do mundo e que orgulha a cidade promovendo a encenação "Paixão de Cristo de Nova Jerusalém" desde 1967.

Entrevista
Genilson Araújo passou a fotografar sua cidade com um ponto de vista diferente. Hoje agrada olhares em todo o estado de Pernambuco e até mesmo fora dele - Foto: Divulgação
Questionado pelo Blog sobre quando começou a fotografar, Genilson Araújo destaca que para ele a produção de imagens nasceu e se tornou praticamente uma terapia em determinado momento de sua, e que os resultados vieram após muita dedicação e muito estudo de maneira totalmente independente. 
Cajueiro Solitário - Céu estrelado visto do Alto da Serra da Prata - Foto: Genilson Araújo
"Comecei a fotografar em 2013 após sair de uma fase muito tensa de minha vida. Comprei minha primeira câmera e comecei a fotografar sozinho e aprendendo sozinho também", relembra.
Sobre a paixão pelas imagens o fotógrafo destaca que envolver poesia e fotos se tornou uma consequência já que desde sua adolescência o mesmo escrevia poesias e com isso aperfeiçoou a arte através das inspiração que também surgia das paisagens.
Paraíso das Águas – Barragem de Santana II e sua beleza única - Foto: Genilson Araújo
"Desde a adolescência que escrevo poemas e poesias, porém depois de conhecer um pouco do mundo da fotografia eu percebi que poderia incluir a visão e sentimento poético nessa arte, a união dos dois me proporciona muitos frutos positivos. Fotografar hoje é parte de mim e uma constante expansão de minha pessoa", contou ao Blog.
Serra da Prata – Imponente e mais bela Serra de nossa cidade, nosso mais lindo cartão postal - Foto: Genilson Araújo
O fotógrafo vai além quando o assunto é o que transmite através de suas imagens. Segundo ele, o olhar mais atencioso e detalhista para cada imagem pode revelar sentimentos existentes em cada cenário e que apenas com uma análise pura de cada ângulo é possível se observar tais detalhes.
"Minha fotografia vem pra dividir com outras pessoas a minha visão de mundo, um olhar diferente sobre algo ou alguém que nos é conhecido, mas que nunca foi olhado com mais atenção, com mais poesia e calma. Olhar o mundo com o Coração, cada fotografia é uma retrato de algo que nunca se repetirá por igual, é fundamental dividir com todos um novo ângulo sobre tudo", pontuou.
Céu de Praia – Pôr do Sol clicado em 2014, uma fotografia única de um momento muito mágico nos céus de Brejo - Foto: Genilson Araújo
Atualmente Genilson realiza trabalhos profissionais de fotografia e atua em toda região promovendo ensaios e oficias de fotografia. Abaixo segue o Facebook do fotógrafo com mais retratos exclusivos:


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso