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Emagrecimento: "A mudança" (Parte II)


Chegamos com a continuação do tema abordado na última postagem sobre o processo do emagrecimento. O Ministério da Saúde acabou de divulgar nestes dias, dados alarmantes da última pesquisa VIGITEL, onde o número de sobrepesos e obesos aumentou. A cada cinco brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. O país que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade. Os Indicadores apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Se você encontra-se nestas estatísticas, é hora de mudar. Leia antes o nosso primeiro artigo (link) e atente para as orientações que seguirão.

O processo de emagrecimento passa por 2 pilares que são: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e prática regular do exercício (orientado) ou da atividade física que são o ponto inicial da mudança, observando a necessidade de antes ser realizada a avaliação do seu estado nutricional e geral de saúde, sempre por um profissional habilitado.

Não trataremos nesse post da gênese ou causa (genética, secundária, cultural, psicológica, entre outras) do seu estado atual de peso gorduroso. Mas foquemos NOS PASSOS ABAIXO relacionados com esses 2 pilares abordados e inicie a mudança do seu estilo de vida e consequente perda de peso tão almejada:

1 - Avaliação do seu estado Nutricional completo por um Nutricionista, que te levará a entender o ponto inicial da sua mudança, associando-se sua saúde a todos os indicadores de peso gordo (gordura corpórea), peso magro atual, e respectivas medidas corpóreas relativas a idade, altura, estado patológico ou não, entre outras variáveis, que culminarão na elaboração do plano alimentar.

2 – Após essa avaliação completa, se é produzido o PLANO ALIMENTAR individual, ideal e adequado para o que denominamos de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, processo gradual, em que você reaprende a comer com disciplina, na quantidade adequada, onde se é buscado o consumo de uma alimentação diária completa e balanceada em todos os grupos de nutrientes, sem deixar o prazer do paladar de lado, com todos os grupos alimentares presentes, observando obviamente a meta desejada. Esqueça essa história de pular refeições, dietas da internet, passar

fome, e por ai vai...mude com prazer e de forma definitiva, é esse lema que incentivamos em nosso consultório regularmente e resultados magníficos se dão!;

3 – A prática regular, gradativa e orientada da atividade/exercício físico será ponto crucial para alcance do sucesso nesse PROCESSO DE MUDANÇA para EMAGRECIMENTO junto da alimentação. Portanto procure alguma prática que você mais se adeque e mais tenha PRAZER, seja Zumba, Hidroginástica, Caminhada, Academia, enfim, repito, o que você mais se identifica. Essa associação de PRAZER com a prática regular resultará no GOSTO PELA PRÁTICA DIÁRIA. Ressaltando que mudanças virão:

* Controle do peso corporal
* Perda de massa gorda
* Diminuição da pressão arterial
* Redução do estresse
* Aumento da disposição física geral
* Prevenção de doenças crônicas como: cardiovasculares e o diabetes.
Foto: Divulgação
Portanto siga os passos, esqueça o modismo e a ansiedade sem base alguma científica, evite efeito sanfona e até riscos à sua saúde com “loucuras” pelo Emagrecimento rápido. Procure adequar sua individualidade e seu tempo de forma gradativa, focando a mudança. A ansiedade atrapalha, portanto não se preocupe em resultados rápidos, certamente as metas de peso e diminuição da gordura corpórea definitivas virão. Lembrando que não há fórmulas mágicas e que a meta definitiva de peso deve ser galgada com esforço e com prazer acima de tudo!

Até o próximo post, com a 3ª parte, onde focaremos a questão psicológica do EMAGRECIMENTO E ANSIEDADE envolvidos neste processo, deste tema vital hoje para saúde e estética de grande parte dos brasileiros!

Nutricionista Helder Viegas
CRN6 10289 - Especialista em Nutrição Clínica
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Atende na Clínica Sant’Anna (3731-4267)
E na Clinn Sta Cruz (3731-3105)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com

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