.

Números do Plano de Enfrentamento à Insegurança são apresentados em Stª Cruz do Capibaribe

Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe divulgou na manhã desta quinta-feira (16), os números das ações que foram realizadas pela Guarda Civil Municipal no que compete ao Plano de Enfrentamento à Insegurança, que foi lançado em novembro de 2016.

As primeiras expectativas eram de que os resultados fossem apresentados ainda em janeiro, fato que não aconteceu. O gráfico acima mostra os números detalhados da Operação, onde constam ainda o numero de atuações, apreensões e a quantidade de drogas apreendidas.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Foi apresentado também um quadro de investimentos, como mostra acima, que foi realizado pela Prefeitura Municipal, expondo que houve um investimento de 30 mil reais mensais pela gestão, inserção de mais 2 carros da Guarda Municipal na operação, a recuperação de 4 motos da Romut e a oferta de cursos de aperfeiçoamento aos agentes envolvidos.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Estiveram na apresentação do plano, representantes do Moda Center, CDL, Ascont, Ascap, UESCC, Associações de Mototaxistas e Taxistas, Comunidades Católicas e Evangélicas, além da Polícia Militar, Ministério Público e representantes do judiciário.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
A Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Priscilla Ferreira iniciou a apresentação dos números e frisou os trabalhos complementares que foram realizados para a criação do Gabinete Integrado de Segurança.
“Ações preventivas que foram realizadas em pontos estratégicos, cito os exemplos da educação, onde aumentamos os números de vagas nas unidades de ensino do município, visando diminuir a evasão escolar e diminuir o número de incidência de jovens entrando na criminalidade, então é um trabalho quem vem sendo feito desde o ano de 2013. Esses são trabalhos que irão trazer resultados positivos”, ratificou.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
"A Secretaria de Inclusão Social e Cidadania também atuou nesse sentido realizando a retirada das favelas, os trabalhos de acompanhamento da pasta e as novidades de projetos que foram implantados como o Transformar, a Zumba nos Bairros, a ampliação nos serviços do CRAS e CREA, além dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, tudo isso junto com a Coordenadoria da Mulher da Juventude tem trazido resultados satisfatórios”, afirmou.
Por fim a secretária citou que foi revisado também pontos de iluminação que foram reestruturados no município.
“Nós conseguimos realizar a troca de mais de 1.300 postes que estavam com problemas na sua iluminação, priorizamos os postes que são próximos as escolas e pontos estratégicos que avaliamos como áreas de risco”, finalizou.
“Nosso foco não era de prender motos, e sim de averiguação de suspeitos e práticas delituosas”, afirma o Tenente Coronel Sena

O secretário de Defesa Social do município, Tenente Coronel Sena, mostrou dados que foram levados ao conhecimento de todos, citando as atuações da Guarda Civil Municipal e destacando a parceria formada entre os GCM´s e as Polícias Civis e Militares.
“Nosso plano entrou em cena desde o mês de novembro quando foi lançado pela Prefeitura nio dia 1° de dezembro, onde conversamos com a Gestão e a Polícia Militar. Nós sabemos que não temos um efetivo que seja capacitado para o tamanho da cidade, através da Guarda Municipal e decidimos juntar as forças para que pudéssemos fazer um algo a mais...um diferencial para que trouxéssemos a tão sentida sensação de segurança. A Polícia tem um treinamento especifico, porém não tem efetivo suficiente, as duas juntas passam a trabalhar em conjunto”, pontuou.
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O secretário ratificou que o intuito de blitzes realizadas pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana. O foco não foi a apreensão de motos e nem a extração de notificações visando trazer recursos para o município.
"Nosso foco era conseguir constatar pessoas que atuavam em práticas delituosas, com drogas, armas ou algo do tipo. Agora sabemos que as motos que estão totalmente erradas com atrasos de licenciamento e condução de menores é claro que atuaríamos”, frisou.
Na apresentação do plano, o secretário pontuou cada caso que foi explicitado nesse encontro. Ações que resultaram em prisões e conduções até a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

No final o secretário de Defesa Social do município, ainda ratificou que a partir de amanhã estará divulgado o planejamento para o início das Operação Carnaval, que terá início na sexta-feira (24) e se findará no dia 01 de março.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).