.

Festejos de São João: Raquel Lyra abre diálogo com Campina Grande

Municípios que historicamente competem pelo "Maior São João do Mundo" estão próximos de um consenso
Para prefeita, momento de festejos tradicionais podem ser oportunidade para arrecadação e crescimento local – Foto: Alepe
A prefeitura de Caruaru por meio de sua gestora, Raquel Lyra (PSDB), abriu, essa semana, uma nova ponta de diálogo com o município de Campina Grande, na Paraíba. A pauta são os festejos juninos e um possível consórcio entre as cidades que visa o agregamento comercial e turístico rentável para ambas.

A ideia da prefeita é unir as cidades que são consideradas como as detentoras das 'maiores festividades juninas' do Norte e Nordeste. Raquel destacou em entrevistas que visa o aprimoramento das festas como um opção viável para as cidades e suas gestões, e não apenas para as produtoras musicais e empresários do ramo.

Em período de crise a administradora de Caruaru também prevê uma maior e melhor arrecadação de tributos, posição que beneficiaria as duas cidades com investimentos em políticas públicas e revertimento de montantes no âmbito social do consórcio. A iniciativa da prefeita caruaruense se dá meses após a polêmica envolvendo uma apresentação de Wesley Safadão em Campina Grande e Caruaru. Na ocasião os valores exorbitantes e diferentes por shows nas duas cidades geraram uma série de impasses.
“A ideia é fazer uma boa parceria e reduzir os custos onde for possível. É quem sabe poder trabalhar uma ação para as duas cidades, como estratégia de fortalecer a nossa identidade cultural, dessa que é a maior festa para o nordestino”, disse a prefeita em recente entrevista.
A receptividade no lado paraibano foi boa, como bem destacou o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
"Já estavam elaborando um modelo novo de gestão da festa com foco aprofundado na economia por conta da crise nacional. É um modelo que estamos estudando e devemos lançar um edital nos próximos dias, para quem sabe, juntos criarmos um modelo conjunto de São João para as duas cidades”, completou.
Mais detalhes sobre a elaboração do plano de consórcio devem ser divulgados em breve, já que a programação para o período junino em ambos os municípios já está sendo montada.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso