.

Doença misteriosa deixa a urina de infectados com cor preta, na Bahia

Infográfico: G1 (Reprodução)
Uma nova doença tem deixado preocupados os moradores do estado da Bahia, recentemente foram registrados 50 casos da enfermidade ainda não identificada que deixa a cor da urina dos afetados preta. 52 casos da doença foram registrados no período de 14 de dezembro a 5 de janeiro.

De acordo com médicos de Salvador, ainda não é possível ter mais detalhes dessa doença e nem a sua causa. Os sintomas enfrentados pelos pacientes são fortes dores musculares, insuficiência renal e urina na cor preta. Os médicos ainda não sabem especificar se a doença se trata de uma intoxicação, vírus ou bactéria.

O infectologista, Antônio Bandeira destacou que o caso é como se “a pessoa tivesse feito uma maratona em poucos segundos. É uma lesão aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de café. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica nos rins).

Até agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença. O governo confirmou duas mortes. Um homem que apresentava os sintomas faleceu no dia 31 de dezembro, no município de Vera Cruz. A vítima, no entanto, tinha outros problemas de saúde, como hipertensão, além de idade avançada.

Na última quarta-feira (11), a segunda morte foi confirmada. O óbito ocorreu no sábado (7), em Salvador. Não foram divulgados os detalhes sobre o paciente. Todos os casos foram registrados na região metropolitana de Salvador. Além da morte em Vera Cruz, outro caso foi notificado em Lauro de Freitas, e 50 ocorreram na capital baiana. Os registros foram contabilizados de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano.


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso