.

Série: Eclesiologia Reformada

"Existiu igreja no Antigo Testamento?"
Tratar sobre isso requer, antes de tudo, um conhecimento sobre o Antigo Testamento, isso porque ao lermos a Bíblia nos tempos de Jesus observamos que o termo igreja não está presente no vocabulário dos patriarcas e profetas de Israel, no entanto, isso não é um obstáculo para entendermos a presença da igreja do SENHOR no período da nação de Israel. Cada israelita era recebido na comunidade de Israel em termos de uma confiável profissão de fé; isso se caracterizava na afirmação, por meio da fé, na promessa do Messias profetizado e anunciado na comunidade israelita, aos quais os pais propagavam de forma sincera, a verdadeira mensagem de fé e arrependimento por meio do anuncio Messiânico a Israel; visto que a todos os israelitas eram dado o ensino da promessa da salvação feita a Abraão por meio de uma promessa “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 22.6), tal afirmação trazia à tona a base da promessa ao povo escolhido do SENHOR para a salvação. Em Gálatas 3.8 o apóstolo associa essa mesma promessa a uma introdução ao Evangelho. E de fato, o Evangelho é anunciado ao povo do Antigo Testamento por meio da mensagem da aliança do SENHOR com Abraão. Quando enxergamos que a mensagem do pacto, por meio de Abraão é associado ao Evangelho, conforme o texto citado vê a apresentação da continuidade dessa mesma mensagem ao povo da Aliança no Novo Testamento por meio da revelação do Messias, que havia sido antes apresentado por meio de profecias que descreviam os aspectos da função do Messias e sua obra redentora.

(…)

Rev. José Tiago Xavier Costa é ministro da igreja Presbiteriana do Brasil em Santa Cruz do Capibaribe, PE. Mestrando em Hermenêutica no Novo Testamento na IBBB e Ciências da Educação na Unigrendal em Campina Grande, PB.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso