.

Vereados se reúnem para mais uma sessão e clima é de embate

Parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe cumpriram a 10ª sessão ordinária do 2º período de 2016

Na tarde desta quinta-feira (13) os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe estiveram participando da 10ª sessão ordinária pelo segundo semestre do ano. O encontro realizado no plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo contou com novos embates, inclusive entre membros da própria bancada.

A reunião foi mais uma oportunidade dos vereadores deixarem transparecer o clima pós-eleitoral que ainda está bastante em evidência entre os parlamentares. Na ocasião foram ainda discutidos projetos e emendas que estavam na pauta do dia.

O ato de plenário também foi marcado por um grupo de pessoas que já há algumas semanas protesta contra o aumento salarial dos vereadores. O grupo é o mesmo que no início da semana realizou uma movimentação nas imediações do prédio prédio público - relembre.
Fotos: Divulgação
Com um público mais significativo e superior ao que se viu das últimas reuniões o plenário também contou com o tradicional momento dos discursos. As falas em sua grande maioria enfatizando os resultados das eleições foram um dos pontos mais movimentados da tarde.

Narah ressalta obras do governador Câmara
Narah Leandro (PSB) - Foto: Valtency Vasconcelos
A vereadora Narah Leandro fez um discurso enfatizando as obras do Governo do Estado, em Santa Cruz do Capibaribe, onde falou sobre os índices do IDEB em Pernambuco.

A vereadora falou ainda sobre a sua eleição, onde aproveitou o uso da Tribuna para agradecer a todos os seus eleitores e a sua militância pela bela votação que obteve, enfatizando, sobretudo, pelo apoio de seus familiares.

A vereadora concedeu apartes aos colegas vereadores, os quais se solidarizaram com a não reeleição de Narah, destacando sua importância para o legislativo municipal. A mesma finalizou seu discurso falando que sua trajetória na política está só começando e que vai continuar trabalhando por Santa Cruz do Capibaribe.

Júnior Gomes destaca atividades de comissões
Júnior Gomes (PSB) - Foto: Valtency Vasconcelos
O vereador Junior Gomes fez um discurso enfatizando seu trabalho enquanto parlamentar, onde relatou a situação da seca, tendo ele ido buscar informações junto a Compesa e, segundo Junior Gomes, a situação não está boa, pois a maioria dos mananciais estão secos.

O vereador fez um apelo para que todos os vereadores possam agendar uma visita ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, assim como também visitar as obras do Pirangi. Junior Gomes propôs a criação de um comitê de acompanhamento dessas obras, a fim de buscar sempre melhorias para Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador finalizou seu discurso propondo um engajamento ao presidente da Comissão de Convivência com a Seca, vereador Pipoca.

Zezin Buxin centra discurso em aumento salarial dos vereadores
Zezin Buxin (PSDB) - Foto: Valtency Vasconcelos
O vereador Zezin Buxin relembrou seu discurso na semana passada, onde falou sobre sua dificuldade em pedir votos, mas que agradece terminantemente pelos votos que recebeu dos seus eleitores.

No entanto, diante de uma votação não obtida a contento para que o mesmo se reelegesse. O vereador Zezin, finalizou seu discurso cumprimentando a todos os presentes, inclusive os cidadãos que estavam na Câmara, protestando contra o aumento dos salários dos vereadores, explicando que os mesmos pudessem entender o porque do aumento.

Dida de Nan volta a criticar oposicionistas
Dida de Nan (PSB) - Foto: Valtency Vasconcelos
O discurso do vereador Dida de Nan teve início com o mesmo cumprimentando a vereadora Narah Leandro, se solidarizando com a mesma e desejando que a parlamentar pudesse voltar para a Câmara de Vereadores. Em seguida, Dida de Nan falou sobre a polêmica que envolve a proibição das vaquejadas.

O vereador Dida, respondeu sobre as críticas que recebeu do vice-prefeito Dimas Dantas. O vereador finalizou seu discurso pregando que o ideal é fazer o bem e trabalhar pelo povo de Santa Cruz do Capibaribe e fez uma breve análise sobre as críticas que tem recebido nos últimos dias, voltando a enfatizar que a partir de janeiro será o vice-prefeito da cidade e fará um trabalho com amor.

Dida também cumprimentou os manifestantes e justificou a legalidade do aumento dos salários dos vereadores.

Fernando Aragão se pronuncia sobre campanha
Fernando Aragão (PTB) - Foto: Valtency Vasconcelos
O vereador Fernando Aragão usou a Tribuna para falar um pouco sobre a sua campanha, enfatizando a metade dos votos que recebeu dos eleitores de Santa Cruz do Capibaribe.

O parlamentar falou ainda a respeito de sua campanha, onde destacou a mesma como uma campanha feita com poucos recursos e com as mãos limpas.

Com várias críticas sobre a forma como foi desenvolvida a campanha de seu opositor. Falou também sobre os apostadores que perderam suas apostas por acreditarem em pesquisas e finalizou seu discurso agradecendo mais uma vez a toda sua equipe que trabalhou na sua campanha.

Ernesto Maia defende reajuste de vereadores
Ernesto Maia (PT) - Foto: Valtency Vasconcelos
Inicialmente o vereador Ernesto Maia falou sobre a importância do respeito que é preciso que as pessoas tenham umas com as outras, se referindo aos cidadãos que protestavam durante a reunião da Câmara de Vereadores.

O mesmo aproveitou para esclarecer a todos os que protestavam contra o aumento salarial dos parlamentares. Ernesto Maia esclareceu sobre o aumento dos vereadores, e conclamou as pessoas que protestavam que é necessário protestar sobre tantas outras coisas e falou que os parlamentares devem ganhar bem, mas que deve fazer um trabalho bem feito.

Zé Minhoca faz novo balanço sobre as eleições municipais

Zé Minhoca - Foto: Valtency Vasconcelos
O vereador Zé Minhoca usou a tribuna e falou sobre a sua votação na última eleição. O parlamentar se solidarizou com os colegas vereadores que não foram reeleitos e falou que os vereadores Narah, 

Zezin e Luciano têm muito a lutar pela cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Zé Minhoca, enfatizou a importância de se cobrar dos políticos que obtiveram votos aqui na cidade.

O mesmo falou que no próximo domingo irá a Brasília e vai cobrar do DENIT e que vai cobrar de forma categórica pela resolução para conclusão da BR-104, assim como também dos políticos que fizeram promessas nos palanques, dos dois lados, para que os mesmos possam cumprir com suas promessas.

Deomedes entra em defesa das atividades de vaquejadas
Deomedes Brito (PT) - FotoValtency Vasconcelos
O discurso do vereador Deomedes foi inicialmente um complemento a importância da finalização do vereador Zé Minhoca, quando o mesmo cobrou na tribuna pela finalização da BR-104, sendo enfatizado por Deomedes, que o senador Humberto Costa já disponibilizou recursos para a obra.

Em seguida, o parlamentar falou sobre a sua insatisfação com o STF por votar contra a vaquejada, cultura nordestina. Deomedes Brito falou ainda sobre a problemática da seca que assola Santa Cruz do Capibaribe e que com a cobrança de todos os vereadores, é possível que as águas da transposição do Rio São Francisco possam chegar aqui na cidade através de uma reversão na adutora da cidade de Jataúba.

Deomedes finalizou seu discurso parabenizando o vereador Fernando Aragão pela sua expressiva votação.

Vereador Ronaldo Pacas destaca ações como parlamentar
Ronaldo Pacas (PR) - FotoValtency Vasconcelos
O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso parabenizando a todos os eleitos e reeleitos. Em seguida, Ronaldo falou sobre o trabalho que tem desenvolvido na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, onde falou ainda acerca dos seus projetos e da sua atuação enquanto parlamentar.

Ronaldo se dirigiu ao movimento que protestou contra o salário dos vereadores, falou que é favorável a toda e qualquer forma de protesto, mas que se a mesa diretora aceitou a proposta de aumento, é porque é uma obrigação da mesma receber.

Ronaldo finalizou seu discurso falando a respeito da importância de uma participação maior desses cidadãos que agora participam do movimento contra o salário dos vereadores.

Luciano Bezerra ressalta que luta contra aumento salarial de vereadores deve ser feito na urna
Luciano Bezerra (REDE) - Foto: Valtency Vasconcelos
Tratar as pessoas com respeito, mesmo que os mesmos estejam protestando contra o aumento salarial dos vereadores, foi o tema inicial do discurso do vereador Luciano Bezerra, onde o mesmo explicou ao grupo que protestava que não houve qualquer ilegalidade acerca do projeto apresentado para o reajuste salarial dos vereadores.

Luciano enfatizou a legitimidade do movimento, em protestar contra o que eles acham abusivo, mas é necessário que se faça mudança, sobretudo, no voto, com a participação social.

O vereador aproveitou para fazer uma série de indagações acerca de tantas outras questões tratadas e aproveitou o momento para convidar o movimento para participar mais das reuniões da Câmara, e procurar participar ainda das reuniões de comissões, assim como também para a participação do público na discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017 e também do Plano Plurianual.

Afrânio explica porque foi contrário ao reajuste salarial dos vereadores santa-cruzenses
Afrânio Marques (PDT) - Foto: Valtency Vasconcelos
O vereador Afrânio Marques aproveitou seu discurso para parabenizar os professores pelo dia dos professores a ser comemorado no próximo sábado (15), onde analisou a importância dos mesmos para o desenvolvimento do país. Em seguida, o mesmo fez uma análise acerca dos discursos dos parlamentares, com ênfase no discurso do vereador Ernesto Maia.

Afrânio enfatizou a importância da honestidade para que se faça um bom mandato, pois o poder não revela ninguém, porque na opinião do professor Afrânio, quem tem caráter não se deixa corromper com absolutamente nada. O vereador professor Afrânio finalizou seu discurso explicando sobre o porquê de ter sido contrário ao aumento salarial dos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Atrito entre vereadores da mesma bancada
Momento em que Júnior Gomes deixa o plenário - Foto: Paulo Henrique
Um dos momentos mais quentes da reunião foi protagonizado pelos vereadores Afrânio Marques e Júnior Gomes. Após uma breve discussão entre ambos o presidente (Afrânio) pediu para que Gomes se retirasse do plenário - veja.

O vereador Helinho Aragão (PTB) esteve presente mas não quis fazer uso da tribuna. Os demais vereadores que não foram evidenciados na reportagem não estiveram presentes na reunião, porém justificaram suas respectivas ausências.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).