.

Governador Paulo Câmara sai fortalecido das eleições municipais

Paulo Henrique Câmara - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Mesmo com perfil mais técnico que político, o governador de Pernambuco tem sua reeleição fortalecida em 2018. Isso porque o PSB foi o partido que conseguiu eleger quase 40% dos prefeitos no estado. Foram eleitos no primeiro turno 68 prefeitos e há grandes chances de vencer nos dois maiores colégios eleitoral do estado: A Capital com Geraldo Júlio e Olinda com Antônio Campos, no segundo turno.

Além do PSB, outros partidos da base de apoio à Câmara se saíram bem nas urnas. Elencamos os partidos que fizeram mais de 10 prefeitos: 1º PSB (68 prefeituras), 2º PTB (17 prefeituras) e PR (17 prefeituras), 3º PMDB (16 Prefeituras), 4º PSD (15 Prefeituras ) e 5º PSDB (11 prefeituras).

Dentre os partidos de oposição, apenas o PTB de Armando Monteiro, possível candidato ao governo em 2018, conseguiu estar entre as 10. Outro partido que mesmo estando na base do governo e que pode sair com candidatura própria é o PSDB. Dependendo do desempenho de Bruno Araújo à frente do Ministério das Cidades, o deputado pode atender um chamado do PSDB nacional, para reforçar o palanque tucano para Presidência da República.

Outro partido que se saiu muito bem nas urnas foi o PR. Mesmo sem ter uma liderança forte do estado, os republicamos conseguiram emplacar 17 prefeituras e podendo ainda vencer em Jaboatão dos Guararapes, com Anderson Freire.

O PMDB, que hoje ocupa o maior cargo do país, também se saiu bem em Pernambuco, elegendo 16 prefeitos. O partido tem como principal liderança no estado o deputado e ex-governador, Jarbas Vasconcelos e ocupa o cargo de vice-governado com Raul Henry. 
Essa conjuntura de apoio a Paulo Câmara para 2018 vai depender da conjuntura nacional, onde Câmara poderá perder o PMDB e PSDB, se ambos tiverem candidatos à presidência. Neste sentido a grande base de apoio do atual governador se dividirá por três.

Por Marciel Aquino

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).