.

População de Toritama foi a que mais cresceu em 2016

Foto: Divulgação
Toritama foi a cidade pernambucana que teve o maior aumento de população entre 2015 e 2016. O município do Agreste, conhecido por sua atuação no setor de tecidos, aumentou 2,5% em um ano, passando de 42,1 mil para 43,1 mil. A constatação faz parte da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um crescimento em Pernambuco da ordem de 0,7%, passando de 9,34 milhões para 9,41 milhões. O crescimento foi semelhante ao registrado no Brasil, de 0,8%, chegando aos estimados 206,1 milhões de moradores até 1° de julho de 2016.

Entre os destaques revelados pelos dados do estudo estão que um total de 28 entre os 185 municípios do estado tiveram diminuição populacional, em especial em Cumaru, em que houve uma redução de 6,09%. Em duas localidades, o número de moradores permaneceu praticamente a mesma: em Brejinho não houve variação de nenhum morador sequer, enquanto em Poção a população cresceu em apenas um indivíduo.

O estado, de forma geral teve crescimento moderado de suas cidades. Em 43 delas, o aumento do número de habitantes foi superior a 1% em relação ao ano de 2015.

Recife e sua região metropolitana continuam na mesma posição no ranking de maiores populações no Brasil. A capital pernambucana, com 1,625 milhão de habitantes, ocupa a 9ª colocação no seleto grupo de apenas 17 municípios que excedem a marca milionária em termos de população. Já o conjunto das 14 cidades da metrópole consolidou-se em 8° lugar das maiores regiões do país, após ser ultrapassada por Curitiba em 2015, com um total de 3,94 milhões de pessoas (crescimento de 1,9%). Em ambas as listas, São Paulo lidera com folga em número de moradores, tendo 12 milhões de habitantes na capital e 21,2 milhões na metrópole.

Pernambuco não aparece com nenhum município na lista de menores cidades do país. A menor de suas cidades, Ingazeira, no Sertão, possui 4.549 habitantes e seguem em redução, diminuindo 0,15% entre 2015 e 2016. Entre as maiores cidades que não são capitais, no entanto, Jaboatão dos Guararapes aparece na 10ª colocação, com 691,1 mil moradores, na lista liderada por Guarulhos (SP), com 1,3 milhão.

Com informações do Curiosamente

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).