.

Merenda escolar volta a ser explorada em eleição


Na eleição de 2012 onde o então prefeito Edson Vieira (PSDB), disputava a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe contra o ex-prefeito José Augusto Maia (PTN); um dos fatores que pesou para a derrota de Zé foram as denúncias que caíram sobre o ex-prefeito e ex-deputado, com relação a um suposto esquema de desvio de recursos por meio da merenda escolar. O fato ficou conhecido em todo Estado de Pernambuco como “o esquema da merenda”. 

Por conta dessas denúncias, Maia teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e confirmadas pela Câmara de Vereadores, tornando o ex-prefeito inelegível. 

Esta semana o tema merenda voltou a ser tema na disputa de 2016, mais precisamente na última quinta-feira (08), durante realização da Sabatina dos Professores da rede municipal. Na apresentação das ações do prefeito Edson Vieira mostrou vários avanços na educação, entre elas a implantação de água mineral para os alunos e melhoria da qualidade da merenda escolar. Porém está qualidade foi questionada por uma professora, onde afirmou que a merenda não estava assim tão boa como aparece na propaganda da prefeitura. Segundo a professora está acontecendo uma repetição no cardápio, principalmente o oferecimento de salsicha, o que não é um alimento adequado para ser consumido em grande quantidade. 

O tema esquentou a sabatina, chegando gerar constrangimentos entre professores de situação e oposição. Após o encerramento do debate, o assunto “salsicha” passou a ser explorados pela oposição, durante o resto da semana, nas redes sociais, carros de sons e eventos políticos. 

Procuramos informações de funcionários e pais de alunos para saber se a denúncia procedia. Uns afirmaram que a merenda é boa e balanceada, já outros reclamaram que a merenda era insuficiente para a quantidade de alunos e que também não era variada. 

De qualquer modo, o prefeito deve fiscalizar a distribuição e a realização dos cardápios, pois pelo que vimos, tem merenda melhor em algumas escolas e piores em outra. 

Por Marciel Aquino

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).