.

Artistas de Stª Cruz do Capibaribe entregam carta a candidatos com reivindicações para a cultura

Fotos: Divulgação
Visando a cultura como uma ferramenta importante de transformação social, artistas com atuação em Santa Cruz do Capibaribe requisitaram comprometimento por parte dos candidatos a prefeito no município. A ação dos artistas se deu após a classe alegar que os candidatos não estariam abordando o tema cultura com mais empenho em seus respectivos planos de governo.


Em uma carta elaborado e entregue aos candidatos os artistas fizeram as seguintes reivindicações:

1. Transformação do antigo açougue numa casa cultural que funcione como base para preservação e reverência da arte e memória de nosso povo. O centro seria composto por um museu, um auditório para apresentações e sarais, espaço para exposições fotográficas e artes plásticas, oficinas gratuitas adjuntas às escolas do município e população em geral, ponto de manifestações e encontros artísticos, além da transferência do diretório de cultura. O prédio público localizado no coração da cidade, possui uma representatividade cultural pelo fato de situar-se em uma rua histórica. É integrado a uma praça, o que viabilizaria um melhor aproveitamento na ocupação e desenvoltura das atividades propostas. 

2. Criação de um festival que aconteça anualmente e envolva as diversas modalidades artísticas.

3. O direito aos artistas de participarem da decisão de quem ocupa a diretoria de cultura da cidade.

4. Criação e apoio a um fundo de cultura, onde as verbas legais destinadas ao centro contemple as produções artísticas locais. 

5. Teatro funcionará exclusivamente para arte aos finais de semana. 

6. Fóruns semestrais sobre andamento da conduta exercida pelo poder público na cultura, bem como acompanhamento das movimentações e intervenções desenvolvidas ao longo desse tempo. 
"É de suma importância nós estarmos juntos, todos os segmentos artísticos da cidade, para cobrar e apontar propostas para a cidade já que nos planos de governo a cultura foi esquecida. É nosso papel transformar a cidade, independente do candidato que seja eleito, ele passará e nós ficaremos", disse Diógenes Rodrigues, ator.
"Esperamos que essa iniciativa seja atendida pelos ilustres pleiteadores ao cargo de chefe do executivo municipal, como forma demonstrativa de anseio e respeito a disseminação de nossa cultura", expõe a cantora e poetiza Ágda Moura.
"Se trabalharmos bem a cultural local, com o apoio necessário que buscamos, isso poderia se tornar algo que iria fazer parte do cotidiano do povo santa-cruzense. Entretanto, não depende apenas da classe artística e do poder público, a sociedade como um todo deve apoiar e valorizar o artista local", ressaltou Eduardo Vitor (Eddye Beat Box).

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).