.

Em Taquaritinga, músico organiza show beneficente em prol de uma prótese para sua noiva amputada

Bárbara Moniky sofreu um acidente na Serra de Taquaritinga do Norte e após uma infecção hospitalar precisou amputar uma das pernas
Breno esteve na redação do blog, onde concedeu entrevista sobre a história do casal - Foto: Paulo Henrique
No dia 28 de outubro de 2015, Bárbara Moniky sofreu um grave acidente na Serra que dá acesso ao município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. O local conhecido pela incidência de acidentes já causou a morte de várias pessoas, além de deixar muitas outras sequeladas.

Apesar da gravidade do acidente, Bárbara que estava juntamente com uma amiga em uma motocicleta no momento do acidente sobreviveu. Inicialmente a mulher de 29 anos sofreu fraturas e várias escoriações pelo corpo, mas nada que comprometesse a sua vida naquele momento.
Bárbara antes e após a cirurgia, ao lado de seu noivo, Breno Leonardo - Fotos: Arquivo pessoal do casal
Internada em uma unidade de emergência, Bárbara passou a receber os primeiros cuidados e se recuperava com um quadro clínico dentro do esperado, isso até uma bactéria conhecida como osteomielite ser diagnosticada em um dos ferimentos da mesma (em uma perna), situação que deu  início a uma verdadeira batalha até mesmo pela sobrevivência.

A equipe médica tentou de todas as formas tratar o ferimento infeccionado que a cada dia se agravava mais e de maneira rápida, só em um dos ferimentos foram mais de 10 cirurgias sem anestesia, isso porque o medicamento não fazia efeito na ferida já infecionada.

Após uma série de tentativas e procedimentos sem sucesso os médicos optaram por amputar a perna acima do joelho, já que havia o temor que a infecção se generalizasse e provocasse até mesmo o óbito da paciente. E assim foi feito, a perna de Bárbara foi removida e a infecção controlada.

Em visita a redação do Blog do Bruno Muniz nesta quarta-feira (24) Breno Leonado que é noivo de Bárbara falou um pouco da situação e algumas medidas que resolveu tomar para que sua companheira tivesse o mínimo de sofrimento possível após a realização do desgastante procedimento médico.

Segundo Breno que é músico, ambos teriam começado a namorar já após o acidente, mesmo assim ele a acompanhou durante a maior parte do período de internação, onde mesmo diante das dificuldades vivenciadas dia após dia, o amor prevaleceu.
Norte-taquaritinguense detalhou a programação de um show que fará para arrecadar recursos que possibilitem a compra da prótese - Foto: Paulo Henrique
"Quando amputaram a perna dela a gente já começou a ver isso (a questão da prótese), até dentro do hospital mesmo já começamos a nos preocupar. Quando ela recebeu alta e retornamos para Taquaritinga eu comecei a procurar na região mesmo, clínicas que fossem especializadas no assunto. Aqui mesmo só encontrei uma em Caruaru, então levamos ela lá e fizemos uma avaliação, o modelo mais simples que a gente achou custa em torno de R$ 30 mil", relatou.
Visto que a família não teria condições de arcar com o valor, Breno então teve a iniciativa de realizar um show para arrecadar o referido valor que possibilitasse a compra do aparelho para sua noiva. Segundo o músico, o evento foi uma de suas primeiras ideias, mas ele também buscou ajudar de outras maneiras.
"Eu até procurei alguns políticos da região mesmo, do nosso espaço, mas nenhum deles se interessou em ajudar. Apesar de ser ano de eleições - o que eu achei que faria alguma diferença - não fez", lamentou Breno.
O jovem ainda relatou que procurou algumas instituições filantrópicas, como é o caso da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), mas os tramites para a liberação da prótese e uma espera de quase quatro anos consumiu as esperanças do casal.
"Entramos em contato com a AACD, mas existe uma fila de espera muito grande, são quase quatro anos para sermos selecionados e recebermos a prótese, sendo que esta só tem um prazo de durabilidade de 1 ano e não é no tamanho exato no paciente, tanto pode ser menor como maior. A prótese de perna que planejamos comprar custa caro mas tem um prazo de validade de até 10 anos. Ela tem duas articulações, uma do pé e uma que simula o joelho", informou.
Sobre todo o processo de passagens por hospitais e busca por medicamentos Breno relembra:
"Larguei tudo para ir ao encontro dela e ficar no hospital, foram mais de cinco meses de intensa batalha. Ela chegou a ir para sala vermelha (UTI) em determinada ocasião, o médico chegou e disse; 'ela vai entrar, mas sair não é uma certeza', ficamos na expectativa", pontuou.
O show que Breno Leonardo produzirá será realizado no Badabarreira, em Taquaritinga do Norte. O evento contará com apresentações das bandas Nível 5, Jonas do Acordeon e o próprio Breno Leonardo com o seu show acústico de MPB juntamente com Lorena Figueroa. Os ingressos ao preço simbólico de R$ 10,00 serão disponibilizados para venda em pontos comerciais na sede do município.

Interessados em contribuir de outras maneiras podem realizar depósitos de qualquer valor no Banco do Brasil: Conta - 1153-3, Agência - 17.880-2 (Conta poupança - Variação: 51, em nome de Bárbara M. S. Silva).

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).