.

Cliente pode ter desconto de até 70% para quitar conta de água em atraso

Imagem meramente ilustrativa
Os consumidores que estão com contas de água em atraso podem ter descontos entre 50% e 70% para quitar as dívidas com a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa). A empresa informa que a inadimplência, atualmente, chega a 11% dos 170 mil clientes residenciais. Diante desse número, a companhia reforçou as negociações para tentar recuperar um total de R$ 25 milhões.

A companhia de abastecimento informa também que existe a possibilidade de oferecer um desconto de 90%. Ele é aplicado para casos excepcionais, dependendo do perfil da dívida e do consumidor. Isso ocorre quando o débito vale mais que o valor do imóvel, tornando-se praticamente impagável.

Por isso, a empresa ressalta a importância de realização do processo de entendimento. Os maiores percentuais de desconto valem para quem vai quitar a dívida à vista.

Nas ações de negociação, a Compesa está usando várias ferramentas de comunicação para avisar sobre a existência de débito. O primeiro recurso utilizado para evitar a suspensão do fornecimento ou incluir o nome do consumidor na lista de devedores é o envio de mensagem via celular para comunicar o atraso no pagamento da conta.

A mensagem eletrônica é enviada no terceiro e no sétimo dia após o vencimento da conta. Após o envio do SMS, no 12º dia de atraso, é feito um contato com o cliente por telefone, para avisá-lo a respeito da situação. Três dias depois, no 15º dia sem a quitação da dívida, o cliente receberá uma comunicação via e-mail para que regularize o pagamento.

Se a dívida persistir até o 25º dia após o vencimento da conta, o cliente receberá um aviso de corte e uma notificação de negativação junto ao SPC/Serasa pelos Correios. Ao completar 60 dias de atraso, a Companhia efetuará o corte no fornecimento. Se a dívida prosseguir por mais de 60 dias será emitida uma cobrança extrajudicial para que o débito seja negociado junto à Justiça.

O diretor Comercial e de Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino, esclarece que  a empresa oferece condições especiais para pagamento à vista ou parcelado. Segundo ele, o acionamento de sistemas como SPC/Serasa e o corte de água só ocorrem como último recurso.

O cliente que estiver em atraso pode entrar em contato com o teleatendimento da Compesa através do telefone gratuito 0800.081.0195 e negociar a sua dívida. Ele poderá ainda procurar uma das lojas de atendimento ao cliente espalhadas na Região Metropolitana do Recife e no Interior para fazer a negociação.

O cliente pode acessar também a Loja Virtual da Compesa para negociar sua dívida. Basta acessar o site e clicar no link referente à negociação de débitos.

Com informações do G1

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).