.

Aproximação das eleições gera demanda de produtos com cores partidárias, em Santa Cruz do Capibaribe

Eleição municipal reflete diretamente nas vendas, afirmam comerciantes
Manequins vestem cores das duas principais alas partidárias do município - Foto: Paulo Henrique
O comércio do Polo de Confecções é repleto de detalhes incomuns. Além do Carnaval, São João e eventos esportivos, este ano outro setor anda aquecendo o mercado de venda de roupas. Foi-se o tempo em que os eleitores utilizavam as tradicionais camisas de candidatos confeccionadas com material inferior, com números (nomes e fotos) e não muito apreciadas visualmente.

Hoje o eleitor que opta por declarar o seu apoio explicito à determinados candidatos busca roupas mais discretas, confortáveis e com qualidade superior. Em Santa Cruz do Capibaribe, a aproximação do pleito municipal já começou a refletir diretamente nas vitrines das lojas nos quatro cantos do município, e a procura maior não é outra, o público busca por produtos com as cores que melhor representam os seus respectivos partidos.
Desde que teve início as movimentações políticas a organização de produtos nas cores procuradas se tornou uma constante na loja do empresário santa-cruzense - Foto: Paulo Henrique
Nosso repórter Paulo Henrique esteve visitando algumas lojas e constatou a veracidade da mudança no gosto de compra do consumidor local. Em conversa com o empresário Vagner Rufino, proprietário da loja Eiko Clounthing, fica evidente a demanda por roupas que remetem as cores partidárias locais.
"A procura é de ambos os lados, a gente fez mais (peças) e já estamos sentindo a grande diferença nesse sentido, no mercado em si, crescendo as vendas", disse o comerciante.
Apesar do aumento na procura pelos produtos que remetem aos partidos por ambos os gêneros, a demanda para o segmento masculino ainda é maior - Foto: Paulo Henrique
Obviamente a busca é maior por peças que levam as cores azul e vermelha, tons esses utilizados pelos dois principais grupos da cidade, mas, o comerciante afirma que o interesse por mercadorias que representam outros partidos também é comum. Para Wagner e outras centenas de comerciantes locais as eleições não são apenas um momento para exercício da democracia, mas para faturar com um novo perfil de consumidor, o eleitor declarado.
Na bancada, cores que representam os quatro partidos que disputam as eleições municiais deste ano no município, amarelo (PSOL), azul (PSDB) e vermelho, (PTB e PMN) - Foto: Paulo Henrique
Culturalmente neste período o público mais partidário opta por não se utilizar de vestimentas que os liguem à outros partidos que não seja aquele de sua preferência. Apesar de que, para alguns, esse ritual de só vestir determinadas cores acontece durante todo o ano, ou durante todos os quatro anos em que duram a administração municipal.

Ainda não há uma estimativa do setor comercial em si para o aumento na venda dos produtos em questão, porém os comerciantes estimam um crescimento de até 40% nas vendas até o final de outubro.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).