.

Carne de bode é light?

Caprino - Imagem meramente ilustrativa
Trazemos hoje uma breve postagem com tabelas exemplificando alguns dos benefícios nutritivos da famosa carne de bode. Primeiramente entendamos a diferença, que confunde muita gente ainda, que cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito, já o carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros, e há nessas carnes, as quais nós humanos consumimos, diferenças significativas nutritivas, principalmente no que tange ao percentual de gorduras inclusive. Porém vamos nos deter as tabelas abaixo comparativas referente a carne de bode, que é uma das mais usadas pelos nordestinos, sendo no nosso Nordeste o maior rebanho de caprinos do país, cerca de 90% do total. Em próximas postagens abordaremos as demais.
Carne de bode cozida - Imagem meramente ilustrativa
A carne vermelha é um dos alimentos evitados para quem está em dieta alimentar, tendo em vista ser alimento calórico e geralmente de alto índice de gordura, sendo trocada pelas carnes brancas das aves e peixes. Mas, a carne de bode veio ganhando espaço, para quem não deixa de forma alguma a carne vermelha. E o bode é desta feita, dentre as carnes vermelhas, a mais ligth em percentual de gordura!

A carne de bode é sim uma carne magra, com baixíssimo teor de gordura e de fácil digestão. A cada 100g, a carne caprina possui cerca de 2,76g de gordura, contra na mesma quantidade, 3,75g da carne de frango, sem pele, e 17,14g da bovina, o que já nota-se a diferença em gordura. As diferentes marcas de testes demonstram valores percentuais semelhantes, como também nas tabelas abaixo, a primeira referente a carne de bode, e a outra comparativo onde a carne de Bode (Carne Caprina) destaca-se:
Fonte: FatSecret (Clique para ampliar)
Tabela ilustrativa (Clique para ampliar)
Outros benefícios nutritivos, fora o teor de gordura baixo, é saber que o índice proteico é semelhante. Também é uma carne rica em ferro, são 3,54g deste mineral que é o dobro da quantia encontrada na carne de frango, além do que mais rica em nutrientes importantes para saúde humana, como triptofanos, selênio, Vitaminas do complexo B, Zinco, Fósforo, relatados na próxima tabela abaixo.
Tabela ilustrativa (Clique para ampliar)
Insira e alterne a carne magra de bode pelas carnes bovinas na sua alimentação diária, como garantia de uma vida alimentar mais saudável e nutritiva. Lembrando que devemos consumir mais carnes sem gordura. E nas preparações evitar quantidades demasiadas de óleos e frituras, destacando que suas vísceras ou miúdos, possuem quantidade elevada de tipos diversificados de gorduras, preferir mesmo a carne das partes corpóreas do animal. Alimentos devem ser consumidos sempre em equilíbrio de quantidade e prezando sempre pela qualidade nutritiva e de segurança alimentar, pois prevenção da saúde é tudo! Dúvidas, nos enviem por e-mail!

Nutricionista Helder Viegas
CRN6 10289 - Especialista em Nutrição Clínica
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Cordialmente: Equipe Blog do Bruno Muniz (Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso).